Austrália inicia transporte de contêineres empilhados em caminhões
O transporte de contêineres vazios na região do Porto de Brisbane, na Austrália, tem chamado bastante a atenção. Isso porque começou a rodar um caminhão B-Double, parecido com os bitrens existentes no Brasil, mas que transporta até 8 contêineres por viagem, empilhados.
A autorização para o tráfego do veículo foi emitida pela National Heavy Vehicle Regulator, que regulamenta o transporte de cargas na Austrália.
Inicialmente foram realizados testes em computadores, analisando uma série de parâmetros do veículo, como estabilidade, frenagem e outros.
Para o transporte, foi desenvolvido um implemento especial, com cinco eixos, sendo três na primeira carreta e mais dois na segunda, e um sistema de estabilização para a carga, que pode chegar aos 7 metros de altura.
“Essa combinação inovadora aumentará significativamente a produtividade, mesmo em relação aos eficientes modelos já existentes atualmente em operação, pois este veículo foi projetado para mover 4 contêineres de quarenta pés ou 8 de vinte pés por vez, empilhados em um altura impressionante de mais de 7 metros”, disse a National Heavy Vehicle Regulator.
O transporte é exclusivo para a movimentação de contêineres vazios, em rotas próximas ao porto.
O cavalo mecânico escolhido é um Scania, em versão 6×4, operado pela empresa Qube Transport.
A legislação brasileira não permite. Excesso de altura. Parabéns para Austrália que pensa na sustentabilidade e segurança .