Valdai 45 – Nova marca de caminhões estreia na Rússia
O mercado russo de caminhões tem se tornado uma grande fonte de notícias, após a saída das grandes montadoras europeias do país.
Sem o fornecimento de caminhões tradicionais, os transportadores da Rússia têm buscado modelos em outras regiões, como a China. Além dos modelos importados, agora começam a ser produzidos modelos locais, também com tecnologia chinesa.
A mais nova marca do país é a Valdai. A empresa foi apresentada na última semana, durante a exposição Comtrans, que acontece em Moscou.
Os caminhões são modelos Foton, montados na Rússia em CKD, ou seja, vêm parcialmente desmontados da China, e são finalizados na Rússia.
A montagem final fica a cargo da Nizhny Novgorod Automobiles. O pesado mantém as mesmas características dos caminhões Foton chineses, com motor de 11,8 litros e 470 cavalos, com transmissão automatizada e suspensão pneumática.
O primeiro modelo é o Valdai 45, voltado a operações rodoviárias de longas distâncias, que está apto ao acoplamento de semirreboques no padrão europeu.
A partir do final de 2024, a Nizhny Novgorod planeja aumentar a produção e a nacionalização dos componentes, com a estampagem e soldagem das cabines, além de motores russos, produzidos pela YaMZ (Yaroslavl Motor Plant).
Futuramente chegam os caminhões Valdai 33 e Valdai 18, além do chassi Valdai 12 e a van Valdai 8.