CaminhõesCuriosidadesMontadorasNovidades

DAF Pony, um pequeno caminhão de 1968 que podia ser equipado com carreta

Na década de 1960 a DAF se aventurou em participar de uma disputa para oferecer um veículo 4X4 ao exército americano. Para essa ocasião, a marca holandesa desenvolveu um veículo, mas como o veículo acabou sendo mais comercial, o projeto acabou sendo concedido para uma empresa americana. E assim nasceu um pequeno caminhão chamado Pony, que teve cerca de 700 unidades produzidas entre 1968 e 1969.

Ele era equipado com um motor boxer de dois cilindros modificado originário do DAF 44, um carro de passeio da marca (aliás, sabia que ela fabricou vários automóveis?). A transmissão do Pony era um câmbio Variomatic (variável automático, hoje conhecido como CVT), criado pela própria DAF, com relação reduzida quase duas vezes.

O motor produzia 40 cv e podia levar o pequeno Pony a quase 70 km/h. Dentro as unidades produzidas foram feitas exemplares de chassi com carroceria e também cavalos mecânicos para pequenas carretas. E isso que torna esse modelo tão interessante, pois temos um conjunto de cavalo e carreta em tamanho pequeno, original de fábrica.

O DAF Pony não atendeu às expectativas do mercado e a produção foi descontinuada. Hoje é um veículo bastante interessante para colecionadores de veículos, sendo possível encontrar exemplares conservados em várias coleções. Algumas unidades ainda o tornam ainda mais diferenciado, como versões cabine dupla ou conversível.

Deixe um comentário!