Fiscalização de caminhões canavieiros flagra irregularidades em 100% dos veículos
Uma operação de fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal com foco no transporte de cana-de-açúcar impressionou pela quantidade de irregularidades encontradas nos veículos. As abordagens ocorreram na última quinta-feira (16), na BR 101, em Água Preta e Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.
De acordo com a PRF, o principal objetivo da operação foi o de garantir a segurança viária e promover o respeito ao transporte adequado do produto.
Foram abordados 16 caminhões transportando cana, que receberam 111 autos de infração, uma média de quase sete infrações por caminhão.
Entre as irregularidades mais comuns flagradas nos veículos estão o excesso de carga e o mal acondicionamento do produto – o que provoca o derramamento de partes da carga sobre a pista -, além do descumprimento do período de descanso obrigatório, sistema de sinalização e iluminação deficientes, bem como o tacógrafo defeituoso.
Além da emissão dos 111 autos de infração, nove veículos precisaram realizar procedimento de transbordo de carga, que estava acima dos limites estabelecidos pela legislação.