CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Kenworth T680 ganha novos recursos avançados de assistência ao motorista

Os caminhões Kenworth T680 Next Gen estão recebendo uma importante atualização em seu Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), tecnologia desenvolvida pela Kenworth em parceria com a Bendix Fusion nos Estados Unidos.

Os caminhões recebem um novo Controle de Cruzeiro Adaptativo “Stop e Auto Go”. Esse sistema, quando ativa, segue o veículo da frente em qualquer velocidade, e, se o caminhão seguido parar, o Kenworth também para em segurança. Se o veículo da frente voltar a se mover, o caminhão arranca sozinho, sem a necessidade de intervenção do motorista, sempre mantendo uma distância segura de segmento.

Outro sistema avançado disponível agora é o Highway Departure Braking to Zero, que fornece ao motorista um sinal sonoro e aplica frenagem para reduzir a velocidade do caminhão se for detectado que comece a sair da estrada. Em algumas circunstâncias, o sistema pode reduzir a velocidade do veículo até a parada total até que o motorista acelere novamente.

“Os sistemas de assistência ao motorista desempenham um papel fundamental para tornar a direção de caminhões mais fácil e menos cansativa. Esses novos recursos complementarão o comportamento de direção segura e proporcionarão aos motoristas mais conveniência ao operar no controle de cruzeiro”, disse Jim Walenczak, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth.

Além do sistema mais avançado, os transportadores terão uma versão atualizada da tecnologia anterior, com um sistema de controle de cruzeiro adaptativo que opera a partir de 40 milhas por hora, e um sistema anti-colisão, que avisa o caminhoneiro e pode frear automaticamente caso seja detectada a iminência de uma colisão.

Também estão disponíveis o alerta de saída de faixa, proporcionando monitoramento contínuo da localização do caminhão na estrada para evitar desvios de faixa, e detecção de objetos laterais, alertando o motorista com notificações sonoras e visuais para ajudar na direção segura e nas mudanças de faixa.

A Kenworth destaca que, apesar dos avanços tecnológicos, nada substitui a habilidade do motorista ao volante, que trabalha alerta na condução do caminhão.

“A responsabilidade pela operação segura do veículo permanece sempre com o motorista”, destacou a marca.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!