Novidades

Caminhões elétricos Scania recebem atualização para maior autonomia

A linha de caminhões elétricos Scania, vendida na Europa, passa a contar com novidades, que aumentam a autonomia, expandem a quantidade de variantes, incluindo agora a tração 6×4, e fazem as baterias durarem toda a vida útil do caminhão.

“Estamos constantemente agregando cada vez mais opções de especificações com nossos lançamentos contínuos. E os clientes tem cada vez mais interesse, uma vez que agora é óbvio o quão bem estes caminhões funcionam e se comportam em operações reais e o quanto são apreciados entre os motoristas. Constantemente ouvimos histórias sobre motoristas que inicialmente eram céticos, mas que depois se apaixonaram por seus caminhões elétricos”, afirma Fredrik Allard, vice-presidente sênior e chefe de mobilidade elétrica da Scania.

A partir de agora, os caminhões elétricos da Scania podem receber tração 6×4, permitindo o uso em operações mais severas, como no serviço de construção civil, com caçambas, guindastes e betoneiras, por exemplo.

RECOMENDADO  Empresa italiana compra 70 caminhões Scania a gás

Outra novidade é a opção de duas novas especificações de potência, de 210 kW e 240 kW (285 e 326 cavalos), graças ao sistema dos motores elétricos Scania EM C1-2. Essas versões oferecem as mesmas faixas de potência usadas por transportadores que atuam em operações de construção civil na Europa.

“É o equivalente ao motor de 9 litros se eu fizesse uma comparação com o diesel. É o tipo de motor elétrico que se adapta a uma infinidade de operações por ser leve e flexível, mas também potente. Ele tem um único ímã permanente, duas marchas e tem muito torque para seu tamanho. Oferece a dirigibilidade e a suavidade que os motoristas esperam dos motores elétricos”, diz Allard.

RECOMENDADO  Scania vai apresentar novidades na linha Super no Brasil

Além disso, o sistema conta com tomadas de força ideais para o uso com os mais variados implementos.

Baterias

A Scania também destaca as novas baterias, que devem durar 1,3 milhão de quilômetros, ou toda a vida útil esperada para o caminhão. Essas baterias são de íons de lítio, que são montadas em conjuntos de 416 ou 624 kWh, o que garante uma de até 520 quilômetros em um caminhão de 29 toneladas.

A Scania segue investindo na tecnologia elétrica, porque enxerga que esse será o futuro do setor de transporte em operações urbanas e de médias distâncias.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading