CaminhõesCuriosidadesMontadorasNotícias

Novos carros forte da Agrale serão equipados com transmissões automáticas Allison na Argentina

A Allison Transmission fornecerá transmissões Allison da Série 2000 para os novos chassis da Agrale Argentina S.A., que foram especialmente projetados para veículos blindados voltados para o transporte de valores.

O chassi Agrale MA10 Automático tem Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, distância entre-eixos de 3.600 mm e permite a instalação de blindagem nível IV. O desenvolvimento deste novo chassi exigiu meses de trabalho local e a experiência da equipe de engenharia da montadora no mercado brasileiro para projetar um produto que atendesse não apenas às necessidades dos clientes argentinos e sul-americanos, mas também aos padrões de exportação.

“Até o momento, a maioria dos veículos blindados para essa aplicação eram montados sobre chassi de caminhão e não possuíam estrutura totalmente adequada para receber a carroceria. Algumas, apesar de serem destinadas a esse nicho, não atendiam a todas as especificações para garantir a máxima segurança no transporte de valores. A Agrale detectou essa necessidade no segmento de veículos blindados e desenvolveu um chassi especificamente para esta aplicação”, explica Ignacio Armendariz, Gerente Comercial e Pós-Venda da Agrale Argentina.

RECOMENDADO  VW inicia produção de caminhões na Argentina

As transmissões Allison da Série 2000 são projetadas para caminhões comerciais e ônibus de médio porte com Peso Bruto Total (PBT) de até 15 toneladas. Com seis marchas à frente e uma à ré, seu conversor de torque entrega a potência do motor às rodas sem interrupção, o que possibilita maior aceleração e velocidade média no trânsito urbano. Também reduz as distrações durante a operação, eliminando a ação manual das trocas de marchas realizadas pelo motorista. A economia na sua manutenção é significativa, pois requer apenas trocas regulares de fluidos e filtros.

“A maioria dos chassis existentes no mercado (caminhões e ônibus) possui plataforma de condução avançada e, para adaptá-los ao transporte de valores, é necessário movê-la para trás para melhorar a distribuição de peso e evitar sobrecarga no eixo dianteiro”, disse Wiliam Menegotto, Gerente de Desenvolvimento de Engenharia e Operações, Agrale Argentina. “No caso da Agrale, o chassi já foi projetado com essa nova configuração, pois um dos diferenciais dos modelos blindados é o excesso de peso que carregam. Portanto, o novo design reduz o tempo e os custos envolvidos na montagem da blindagem, além de permitir que o veículo atenda aos padrões exigidos no segmento.”

RECOMENDADO  Guindastes de 500 toneladas da Sany vão receber transmissões automáticas Allison

“A equipe Allison da América do Sul está muito orgulhosa deste novo lançamento, pois é o primeiro veículo produzido na Argentina para o segmento de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas a contar com transmissão Allison totalmente automática, atendendo assim à necessidade do mercado por este tipo de automação”, disse Leonardo Molina, Diretor Associado de Vendas Cone Sul, da Allison Transmission.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading