Caminhões DAF ganham versão Cegonheira na Europa

Imagem de DAF / Divulgação

A nova linha de caminhões DAF, dos modelos XD, XF, XG e XG+, está recebendo uma nova opção para o transporte de automóveis. De acordo com a montadora, essa linha de modelo poderá receber chassi ultrabaixo, com teto rebaixados e inclinado, permitindo o transporte de carros até em cima da cabine.

A DAF utilizou todas as soluções técnicas disponíveis para rebaixar o novo chassi rígido para transporte de veículos o máximo possível, maximizando o espaço útil dentro da altura legalmente permitida de 4 metros.

Toda a suspensão do caminhão foi redesenhada, para que a altura ficasse a menor possível, sem perder o conforto. A suspensão ficou 4 cm mais baixa, e o caminhão também ganhou rodas de 22,5 polegadas com pneus de perfil baixo, que permitiram uma altura do chassi de apenas 83 centímetros.

Para o transporte de automóveis em implementos convencionais, atrás da cabine, toda a linha de caminhões está disponível. A versão XD recebe também versões de teto baixo, com 18 cm, ou teto inclinado, permitindo que os carros sejam carregados acima da cabine.

Considerando que a cabine XD já possui uma posição baixa no chassi, há espaço mais do que suficiente para um espaço de trabalho, descanso e sono com conforto para o motorista, incluindo uma cama maior.

Os chassis para transporte de veículos estão disponíveis com uma ampla gama de distâncias entre eixos. Além dos modelos 4×2, a linha também oferece versões 6×2 para maior capacidade de carga. Equipados com um eixo dianteiro leve de 4,5 toneladas e rodas de 17,5 polegadas, estes chassis oferecem um ajuste preciso e um ajuste preciso.

RECOMENDADO  PRF altera datas de restrições para caminhões em 2026

“Com a introdução desta nova série de chassis, passamos a oferecer uma solução na medida para o transporte de automóveis, caminhões e tratores”, afirma Bart Bosmans, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável por Marketing e Vendas. “O novo chassi pode ser encomendado diretamente aos nossos concessionários DAF, incluindo quaisquer ajustes específicos que possam ser necessários. Tudo faz parte da nossa política de Eficiência no Transporte DAF”.

Imagem de DAF / Divulgação

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading