300 caminhões Scania estão recebendo cabines blindadas na Holanda

O Ministério da Defesa da Holanda receberá em breve quase 300 caminhões militares Scania Gryphus, que estão em fase final de adequação para entrega. Todos os caminhões foram especificados para atender a uma série de requisitos das forças armadas da região, o que inclui também uma cabine blindada.
Para isso, todos os 293 caminhões estão perdendo a cabine original. No seu lugar está sendo realizada a instalação de uma cabine totalmente blindada, que é muito mais robusta e resistente para operações militares, mas também muito mais pesada, o que exige alterações no chassi e suspensão.
Boa parte do trabalho está sendo feito pela Scania Nederland, que tem duas oficinas operando em tempo integral para as conversões. Alguns dos caminhões estão passando pelo processo nas oficinas do Ministério da Defesa em Oirschot.

Os militares envolvidos no projeto estão usando o serviço de modificação nos caminhões para adquirir experiência, permitindo que possam realizar tarefas do tipo em ambientes de conflito, se necessário.
Por conta do peso adicional da cabine blindada, os motoristas que irão operar esses veículos estão recebendo capacitação adicional. Isso porque a dirigibilidade do caminhão é afetada pelo peso sobre o eixo dianteiro, e muda a forma como o caminhão acelera, freia e faz curvas.
A conclusão do serviço de modificação dos caminhões acontece até o final de janeiro de 2026, quando os veículos prontos serão entregues para Exército, Força Aérea, Marinha e Polícia Militar da Holanda.

