Caminhão MAN TGS ganha versão agrícola na Europa

Acontece na Agritechnica 2025, feira internacional de tecnologia agrícola que ocorre na Alemanha, o lançamento do novo MAN TGS 18.540 4×4, um cavalo mecânico especialmente desenvolvido para ser usado em operações agrícolas. O caminhão nem é oficialmente classificado como caminhão. Se trata de um trator, como acontece com outros maquinários usados na roça.
De acordo com a marca, o caminhão é ideal para uso entre o campo e a planta de processamento – mesmo em terrenos desafiadores.
“O caminhão agrícola MAN TGS é um exemplo da combinação de conhecimento em tração e expertise em veículos – e demonstra como a MAN atende às diversas necessidades da agricultura moderna de forma holística. Ele se sente em casa tanto no campo quanto na estrada e facilita as tarefas diárias de transporte do agricultor”, afirma Johann Schuster, Chefe de Desenvolvimento Mecânico da MAN Individual.
O novo MAN TGS 18.540 4×4 BL SA usa um motor D2676, com 12,4 litros e 540 cavalos de potência, a mais alta oferecida nessa versão, que cumpre a norma de emissões Euro 6. O torque é de 2.650 Nm, e a caixa de câmbio automatizada MAN TipMatic de 12 velocidades conta com um programa de direção especial para operações em áreas fora de estrada.
O caminhão também recebeu tração 4×4 integral, e pneus mais largos, adequados ao uso em áreas de plantio, por exemplo.

O caminhão também é preparado para o acoplamento de implementos agrícolas, e também engate para carretas usadas na agricultura.
A cabine tem tamanho médio, chamada pela MAN de “NN”, e oferece um bom nível de conforto, mesmo com as dimensões mais compactas.
O bruto recebeu o pacote de acabamento MAN TGS INDIVIDUAL LION S, que combina elementos funcionais, como faróis altos de LED, com detalhes de design em fibra de carbono e vermelho.
O caminhão agrícola MAN também possui uma estrutura de proteção contra capotamento (ROPS) atrás da cabine. Isso aumenta a resistência da cabine em caso de capotamento ou tombamento e garante espaço de sobrevivência para o motorista.
O TGS está equipado com engate de quinta roda e cavalete para reboque, podendo, portanto, ser utilizado para diversas tarefas de transporte. A homologação como veículo LOF (agrícola ou florestal) traz vantagens práticas, como a eliminação da proibição de circulação aos domingos e da obrigatoriedade do tacógrafo.

