Hybot H49 – O Caminhão do Ano na China é escolhido em evento que aconteceu em Wuhan

Aconteceu no início desse mês, na região de Wuhan, mais uma edição do Salão Internacional de Veículos Comerciais da China (CCVS). Durante o evento, além de diversas apresentações de novos modelos, também é escolhido aquele que será o caminhão do ano para o mercado chinês.
Nessa edição, o prêmio coroou o Hybot H49, um caminhão pesado equipado com células de combustível de hidrogênio, que foi desenvolvido pela empresa Guangzhou Hybot Technology. De acordo com o júri, a escolha do caminhão se deu por sua arquitetura técnica inovadora, excepcional valor ao longo de todo o ciclo de vida e promissoras perspectivas comerciais.
A Hybot é a primeira empresa que vende caminhões equipados com células de combustível na China. Ou seja, apesar de ainda ser um combustível escasso, o hidrogênio já pode ser usado para caminhões em rotas de longas distâncias, que não terão nenhuma emissão de poluentes.
Totalmente abastecido, o caminhão pode percorrer até 1.000 quilômetros, transformando o hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação química nas células de combustível, que combinam o gás com o oxigênio da atmosfera, produzindo apenas eletricidade e água.
A cabine foi desenvolvida em forma de cunha, como modelos avançados apresentados mais recentemente, e conta com a posição de direção do lado esquerdo, como em caminhões tradicionais.
Tudo é extremamente clean no interior, com poucos botões, e todos os controles por telas. Além disso, para reduzir o peso, muitas peças são produzidas em fibra de carbono e outros materiais leves, mantendo o peso total do caminhão abaixo das 10 toneladas.

