Scania volta a produzir caminhões bicudos na Europa, mas não do jeito que você imagina

Imagem de Scania France

A Scania da França fez um anúncio interessante nessa semana, destacando que a marca voltará a produzir caminhões bicudos. Apesar de ser algo que muita gente quer ver novamente nas estradas, esses modelos serão bastante raros, e voltados exclusivamente ao uso militar.

A encomenda é das Forças Armadas da França, onde a Scania do país recebeu uma encomenda específica para um caminhão 4×4 leve, manobrável e que possa ser transportado em aviões, com capacidade para quatro tripulantes e compatível com a instalação de um sistema de defesa aérea.

O nome do caminhão é Scania Vampire, baseado em outros modelos militares da marca, como o Griphus.

Por isso, a cabine foi mudada de posição sobre o chassi, ficando posicionada atrás do motor. A cobertura do motor é feita com um capô simples, de aço, e outros elementos, como faróis e para-choque Scania são mantidos na posição original.

A cabine é reforçada e mais baixa, como evidenciado pelo para-brisa que tem quatro limpadores. Ela também é equipada com quatro portas, e logo atrás fica uma pequena carroceria, onde o sistema de defesa aérea, de uma plataforma chamada Pamela, é instalado.

A produção desse caminhão diferenciado será feita na fábrica Scania Production Angers, com 50 veículos planejados para entregas no verão de 2026 no Hemisfério Norte, nosso inverno (junho a setembro).

RECOMENDADO  Vlastuin constrói o centésimo Scania bicudo

Bicudos Scania

O design dos caminhões bicudos sempre foi muito admirado, e marcou gerações no Brasil. A Scania teve vários modelos produzidos com esse tipo de cabine, onde a estrutura fica posicionada atrás do motor, com um capô à frente. Entre os modelos mais populares da marca estão o Scania 111S (jacaré), 113H e 124.

Em 2005, a Scania anunciou o fim da produção dos bicudos na Europa, que também resultou no encerramento da produção dos modelos no Brasil, citando a evolução tecnológica e normas de emissões mais rigorosas, o que impactou o mercado global.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading