Peterbilt lança novos caminhões elétricos nos Estados Unidos

A Peterbilt está anunciando a atualização de sua linha de caminhões elétricos nos Estados Unidos, com uma nova linha de veículos de médio porte. De acordo com a montadora, as novidades incluem os caminhões 536EV, 537EV e 548EV, que são modelos 4×2, podendo sair de fábrica como caminhões rígidos ou cavalos mecânicos.
A ideia por trás do lançamento é ampliar a oferta de modelos elétricos para os transportadores norte-americanos, cada vez mais interessados em soluções de zero emissões.
“Otimizada para as exigências do segmento de caminhões médios, a próxima geração de veículos elétricos da Peterbilt oferece excelente eficiência, carregamento rápido e configurações versáteis, elevando a produtividade do cliente em uma ampla gama de aplicações”, disse Erik Johnson, gerente geral assistente de Vendas e Marketing da Peterbilt.
Os novos modelos 536EV e 537EV foram projetados para entregas regionais, além de caminhões de serviço e utilitários, enquanto o novo modelo 548EV, de Classe 8, é compatível com operações como cavalo mecânico 4×2 e configurações vocacionais com tomadas de força (PTOs), como caminhões basculantes.
Eles apresentam um visual externo diferenciado com detalhes em azul na grade e na parte superior, além de painéis exclusivos para veículos elétricos na lateral do capô.
Nessas versões, a autonomia poderá chegar a 280 milhas, ou 450 quilômetros, com uma única carga nas baterias, que pode ser feita em 80 minutos.
Os motores elétricos, integrados ao sistema ePowertrain da Paccar, que também equipam modelos da DAF e Kenworth, garante potência de até 605 cavalos, com alto torque, mantendo o consumo de energia das baterias o mais baixo possível.
A montadora destaca que os caminhões têm uma arquitetura flexível, podendo sair de fábrica em várias opções, especialmente no que diz respeito ao comprimento do chassi e tração, permitindo a adequação desses caminhões a todo tipo de operação de transporte urbano e regional.
A produção da nova linha deve começar já no início de 2026.
