FAW Trucks inicia testes com caminhão a hidrogênio na China

A fabricante de caminhões FAW Trucks, da China, está iniciando um programa de testes em rodovias com caminhões equipados com sistemas de célula de combustível de hidrogênio, oferecendo uma autonomia de até 1.000 km por abastecimento.
Para os testes, um caminhão FAW J6P foi equipado com a célula de combustível de hidrogênio e um imenso tanque de hidrogênio líquido atrás da cabine. Os testes serão realizados em rodovias públicas, graças a um amplo investimento na estrutura de abastecimento do combustível.
Em uma demonstração inicial, o caminhão percorreu mais de 8 mil quilômetros, e a empresa afirma que ele alcançou a autonomia de 1.000 quilômetros com um único abastecimento.
O teste é apoiado por um posto de abastecimento de hidrogênio líquido para uso civil, que começou a operar em Madian, Panzhihua, e é descrito como o primeiro do país a operar um sistema de circuito fechado que abrange a produção, o armazenamento e o abastecimento de hidrogênio.
Dentro do tanque, o hidrogênio é armazenado a temperaturas próximas ao Zero Absoluto, cerca de -253ºC, e seu uso foi considerado estável e seguro.
Nos testes, o caminhão percorre trechos montanhosos e estradas sinuosas, garantindo uma validação ideal da tecnologia.
A empresa ainda não divulgou dados técnicos do caminhão. O hidrogênio é considerado o combustível do futuro, mas seu uso ainda tem vários desafios, como a complexidade e preço das células de combustível, e o próprio armazenamento, que exige tanques enormes e bastante caros.
