Tatra apresenta caminhão de bombeiros 8×8 em feira na Alemanha

A feira Interschutz 2026, focada em tecnologia de proteção contra incêndio e resgate, acontecerá de 1 a 6 de junho de 2026 em Hannover, e vai contar com a presença da fabricante de caminhões especiais Tatra, da República Tcheca.
A fabricante vai levar uma linha variada de veículos para o evento, com destaque para os modelos Tatra Force, em versões 4×4, 6×6 e 8×8.
Mas vamos falar especificamente do modelo Tatra Force 8×8, que já impressiona pelo visual de caminhão militar. O peso pesado de combate a incêndios conta com tração 8×8, ou seja, todas as rodas são motrizes.
Além disso, usa o famoso subchassi da Tatra, com sistema tubular que mantem todo o sistema de transmissão protegido, e garante suspensão independente em todas as rodas.
As rodas do primeiro, segundo e quarto eixos são direcionais, garantindo que o caminhão, mesmo muito longo, possa fazer manobras em espaços apertados.
A cabine é totalmente blindada. Isso porque o veículo é projetado para operar em locais com alto risco de explosões, e todos os comandos do sistema de jatos de água podem ser operados por dentro do veículo. A proteção balística é de nível 2ª/b de acordo com a norma STANAG 4569. A cabine comporta quatro pessoas.
Tudo isso se destina ao uso em reconhecimento de áreas de incêndio em zonas de extremo perigo, à evacuação de pessoas de áreas ameaçadas ou a operações em locais com alto risco de explosão, como depósitos de munição.
A Tatra Trucks, em cooperação com seus parceiros THT Polička, Tatra Defence e RCE Systems, já forneceu este tipo de veículo ao Exército Tcheco para uso por bombeiros militares.
Com um propósito tão específico, o gigante é movido por um confiável motor Cummins ISM11 500 com uma potência de 510 cavalos, tem um peso bruto de 42 toneladas e sua superestrutura inclui um tanque para 8.000 litros de água e 480 litros de concentrado de espuma.
A Interschutz é a maior vitrine mundial de serviços, tecnologias e produtos nas áreas de proteção contra incêndio, serviços de resgate, proteção civil, socorro em desastres e segurança. A história da feira remonta a mais de 70 anos, quando começou como uma exposição focada principalmente em tecnologia de combate a incêndio sob o nome de “O Galo Vermelho”.
Gradualmente, tornou-se a principal feira mundial para bombeiros, serviços de resgate e proteção civil, e este ano será realizada sob o lema “Protegendo o amanhã”.
