CaminhõesCaminhoneiroCuriosidadesDestaquesMontadorasNotíciasVídeos

Scania R770 V8 rodou por dois anos nos Estados Unidos e impressionou caminhoneiros

Imagem de Scania Group

Está chegando ao fim uma interessante jornada no mundo dos transportes. Por dois anos, o caminhoneiro youtuber Bruce Wilson levou um Scania R770 V8 por estradas dos Estados Unidos, em parceria com a fabricante sueca. Para a Scania, esses dois anos serviram para mostrar a diferença entre os modelos da marca e os caminhões norte-americanos.

Nos EUA, os caminhões europeus são estranhos no ninho. Isso porque a construção dos modelos é completamente diferente do padrão norte-americano. A cabine é frontal posicionada sobre o eixo dianteiro, e os caminhões americanos são bicudos, com cabines atrás do motor.

A parceria da Scania com Bruce não foi apenas para ter um caminhão em exposição, mas uma oportunidade de os caminhoneiros dos EUA entrarem em um veículo que provavelmente nunca haviam experimentado: um caminhão europeu moderno, um Scania V8 de 770 cv.

Para a Scania, a jornada se tornou uma oportunidade de ver como a marca, o produto e a experiência de condução seriam recebidos por um público que não tem contato com os caminhões Scania em suas operações diárias.

“Para mim, ter este caminhão é algo muito emocionante. Dirigi este caminhão mais nos últimos dois anos do que meus próprios caminhões de trabalho em casa”, diz Wilson.

Como entusiasta de caminhões e criador de conteúdo, Wilson construiu uma audiência em torno de veículos pesados, motores a diesel, equipamentos e projetos especiais.

“Encontrei um anúncio em um site de um famoso caminhão europeu à venda. Acabou sendo o Scania Série 4 vermelho que comprei, e isso deu início a toda a minha jornada com a Scania”, disse o Youtuber.

Bruce com Mattias Lundholm e Christian Levin na sede da Scania em Södertälje, Suécia | Imagem de Scania Group

Após contato e visitas à Suécia, a Scania confiou a Wilson um caminhão R770 V8 de propriedade da empresa, construído para ser dirigido, filmado e experimentado nas estradas americanas. Ele recebeu a liberdade de usá-lo no mundo onde seu público vive e em conversas com motoristas que conhecem os caminhões americanos como a palma da mão.

“O que tornou este projeto especial foi o fato de ter começado com um entusiasmo genuíno. Bruce já estava despertando o interesse pela Scania por conta própria, em um público que raramente tem a oportunidade de experimentar nossos caminhões de perto. Da nossa parte, a questão passou a ser: o que acontece se apoiarmos essa curiosidade e deixarmos o caminhão falar por si só?”, afirma Mattias Lundholm, Diretor de Excelência Operacional da Scania.

RECOMENDADO  Avião de caça supersônico Grumman F-14 Tomcat é transportado em carreta por quase 3 mil milhas nos Estados Unidos

Por dois anos, esse caminhão foi levado para feiras de caminhões e outros eventos, esteve em transportadoras e participou de várias comparações, dando aos motoristas americanos a oportunidade de experimentar um Scania moderno, conectando a tradição de caminhões de capô longo da América do Norte com o mundo compacto e de alto desempenho dos caminhões com cabine avançada da Europa.

“A passagem do R770 pelos Estados Unidos foi um capítulo especial para a Scania. Mais do que um caminhão, ele se tornou um embaixador itinerante da marca, gerando conversas, conexões e um entusiasmo genuíno entre pessoas que talvez nunca tivessem a oportunidade de vivenciar um caminhão Scania de perto”, afirma Kelley Gawlik, Gerente de Marketing e Comunicação da Scania USA.

As reações foram muitas vezes imediatas. Os motoristas notaram a visibilidade. Reagiram ao estilo da cabine. Compararam a condução, o conforto, a dirigibilidade e a forma como o motor V8 entregava a potência.

“Você os coloca no banco do motorista e os deixa dirigir o caminhão, e eles sentem o conforto, o silêncio e a suavidade. É como dirigir um carro”, diz Wilson. “Eu quase comparo isso ao interior da cabine de um avião. Há tantas coisas que você pode usar para navegar e controlar o veículo. É como um caça”.

A Scania usou a parceria com o Youtuber para criar uma plataforma de publicidade viva com o caminhão. Em vez de explicar o produto de fora, o R770 permitiu que as pessoas formassem suas próprias opiniões a partir do banco do motorista.

Nos Estados Unidos, Wilson fez várias viagens longas com o caminhão, totalizando cerca de 40.000 quilômetros.

“Dirigir um caminhão americano em uma viagem como essa, eu teria pensado: ‘Nem quero fazer isso’. Mas dirigindo este caminhão, você fica mentalmente cansado porque a viagem é longa, mas fisicamente não fica cansado, porque seu corpo está em um ambiente excelente para dirigir.”

RECOMENDADO  Willeme WR8 era um caminhão único usado para testes de pneus em altas velocidades

Para os caminhoneiros dos Estados Unidos, o caminhão chamou a atenção por ser raro, mas não só por isso.

Na América do Norte, a cultura dos caminhões tem uma forte ligação emocional com potência, personalização, som do motor e identidade mecânica. O Scania V8 dialoga com essa cultura de uma maneira diferente. É europeu, mas carrega a mesma personalidade e presença que os entusiastas de caminhões reconhecem.

“Eu simplesmente adoro a potência do caminhão. Gosto da aceleração, de sentir toda a potência bem aqui embaixo, de sentir o motor em ação”, destaca Bruce.

Imagem de Scania Group

Para alguns, foi a primeira vez que viram um Scania novo de perto. Para outros, foi a primeira vez que entenderam por que a Scania tem tantos fãs em outras partes do mundo. Através dos vídeos de Wilson, o caminhão alcançou não apenas o público americano, mas também uma audiência internacional de fãs da Scania que acompanhavam a jornada à distância.

Agora, o empréstimo do caminhão está terminando. O modelo voltou para as mãos da Scania, atravessando o oceano em direção à Europa.

Scania nos EUA

Atualmente, a Scania não tem uma operação de venda de caminhões nos Estados Unidos, mas atua no fornecimento de motores industriais e navais, além de ser parceria da International, por meio do Grupo Traton.

A montadora norte-americana usa motores S13 em vários modelos de caminhões, baseados na linha Super da Scania, por meio da tecnologia Common Base Engine (CBE) do Grupo Traton.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo