Caminhões elétricos já existiam há mais de 100 anos
O futuro do transporte deverá ser elétrico. E novos modelos com essa tecnologia não param de surgir.
Mas apesar de serem considerados uma tecnologia para o futuro, esses veículos já existiam há mais de 100 anos
É o caso do CT A10, fabricado pela empresa Commercial Trucks of America, com capacidade de carga de 5 toneladas.
Ele foi fabricado em 1912, e continuou em serviço até 1964, quando foi aposentado. Quando novo, fazia parte de uma frota de 22 caminhões iguais, usados por uma gráfica nos Estados Unidos.
O conjunto de baterias, primitivas até se comparadas com as baterias veiculares comuns de hoje em dia, podiam ser carregadas em apenas duas horas, e ofereciam uma autonomia de até 100 km.
Como os motores elétricos tem uma eficiência maior que os motores à combustão interna, esse caminhão, equipado com quatro motores tinha potência de 64 cavalos, algo surpreendente para 1912.
Esse caminhão permaneceu em serviço até 1964, quando foi desativado e guardado. Apesar dos mais de 100 anos, ele foi vendido recentemente na Califórnia por US$ 39.900, sem nunca ter sido restaurado.
As únicas modificações do veículo em seus mais de 50 anos foram a adição de uma cabine e a troca das baterias, que tinham vida útil de 10 anos.
Outro veículo bastante interessante é um caminhão fabricado pela empresa Maschinenfabriek Esslingen, em Berlim, em 1943.