Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão

Blog do Caminhoneiro

Caminhões são máquinas complexas, que precisam de cuidado e atenção para continuarem rodando. Mas não tem jeito. Existe o desgaste natural, e muitas peças precisam ser revisadas periodicamente.

Por isso, é bom sempre dar uma checada no veículo, olhando mais do que óleo do motor e líquido do radiador.

O Blog do Caminhoneiro fez uma lista de oito dicas, para evitar que seu caminhão te deixe na estrada. Conheça todas elas:

1 - Cuide da bateria!

Os caminhões mais novos são extremamente dependentes de eletricidade para uma série de funções, e ficar na estrada por problemas na bateria é mais comum do que parece.

Por isso é sempre bom maneirar no uso de equipamentos adicionais, especialmente com o caminhão parado, que consumam muita energia, como eletrônicos, TVs e outros.

Outro ponto importante é manter as conexões limpas, sem o famoso zinabre, que pode comprometer os contatos elétricos.

2 - Verifique os freios!

Os freios são os componentes que mais se desgastam em um caminhão, justamente pelo tipo de trabalho que desempenham, baseado em atrito. Por gerarem muito calor, os sistemas de freio podem ter desgaste acelerado, especialmente nas lonas.

Outro ponto importante é a verificação de possíveis trincas nos tambores e discos. Também podem haver vazamentos no sistema de ar, que podem travar o freio em uma das rodas.

Além disso, é sempre bom conferir a regulagem, mas sempre com o caminhão calçado, para evitar que o veículo se movimente.

3 - Motor de arranque

A partida do caminhão é feita todo dia, muitas vezes em mais de uma oportunidade. E esse componente pode apresentar problemas, especialmente na parte elétrica.

O caminhoneiro deve sempre estar atento às conexões desse componente, além de verificar corrosão.

E se o caminhão apresentar diferenças no barulho na hora da partida, ou se o motor "virar pesado", é bom ver mais de perto, porque o motor de arranque pode parar de funcionar de uma vez por todas.

4 - Verifique os pneus

Caminhões têm muitos pneus, que ficam em contato com o solo sofrendo cargas enormes, tanto com o peso do caminhão sobre eles, quanto com arrasto em curvas e problemas nas estradas.

Por isso, é importante verificar as condições desses itens diariamente, especialmente quanto à calibragem, desgaste incomum na banda de rodagem e na carcaça, e até mesmo no aperto dos parafusos da roda.

5 - Vazamentos de óleo

Diversos componentes do caminhão utilizam óleo para lubrificação, como o motor, caixa de câmbio e eixo diferencial.

Por isso, é importante verificar a vida útil dos lubrificantes de acordo com o manual, e realizar as trocas conforme o programado pelo fabricante.

E é sempre importante verificar vazamentos. Mangueiras, conexões e juntas do motor podem apresentar desgaste e permitir vazamentos, que precisam ser corrigidos. Não deixe seu bruto "marcando território" por aí.

6 - Cuide da embreagem

Mesmo os caminhões mais modernos, equipados com transmissões automatizadas, são equipados com embreagens. Esse é um item com uma longa vida útil, podendo passar dos 600 mil KM em alguns casos, mas em outros precisa de trocas com muito menos tempo.

Fique sempre atento a sinais, como solavancos na hora das trocas de marchas, dificuldade para o caminhão arrancar e outros. Em caso de sintomas incomuns, procure assistência técnica imediatamente.

7 - Filtros

O caminhão tem uma série de sistemas de filtragem de impurezas. Para a admissão de ar do motor, ar-condicionado, óleo lubrificante e combustível, os filtros são indispensáveis.

Por isso, é sempre necessário realizar as trocas conforme o cronograma da fábrica. Se o uso do caminhão for mais severo, com muitas estradas de terra, por exemplo, as trocas precisam ser adiantadas.

8 - Suspensão

Caminhões contam com robustos sistemas de suspensão, que podem ser metálicos ou a ar. Em ambos os casos, pode acontecer desgaste dos componentes, já que estradas ruins, excesso de carga transportada e outros comprometem a vida útil dos sistemas.

Sempre verifique o estado de conservação das bolsas de ar, buchas, e até mesmo se há trincas nas molas metálicas. Isso evita muitos problemas, que podem acontecer quando você estiver longe de tudo.

Apesar de essas dicas serem muito importantes, o melhor mesmo é seguir corretamente as manutenções programadas pelo fabricante. Fazer os serviços de forma preventiva pode evitar gastos até quatro vezes maiores nas estradas, além do tempo a mais que o caminhão pode ficar parado.

Mantenha sua ferramenta de trabalho

bem cuidada sempre!