O Ford Thorco é um caminhão pesado construído para o transporte de partes da fuselagem dos aviões Consolidated B-24 Liberator, um bombardeiro produzido massivamente durante a guerra.
Parte do desenvolvimentodo modelo foi feito pela Thorco (uma marca da Thornton Axle Company), em conjunto com a E&L Transport Company, utilizando a maioria dos componentes Ford existentes.
A construção dos caminhões usava uma curiosa solução de dois motores Ford V8 Flathead, montados em uma bandeja móvel, que permitia acesso facilitado à manutenção. Com isso, os motores poderia ser facilmente removídos e até substituídos, junto com os sistemas de refrigeração, elétrico e de exaustão.
O caminhão tinha três eixos, sendo 6×4, e cada motor e caixa de câmbio acionava um dos eixos, individualmente. Isso facilitou o desenvolvimento, já que não era necessário nenhum sistema adicional na transmissão.
Cerca de 96 ou 98 caminhões iguais a esse foram construídos, todos para o engate em carretas de 60 pés de comprimento, ou 18 metros, que podiam transportar as asas completas ou caudas dos aviões B-24.
Apesar de serem uma frota pequena, os caminhões trabalharam muito entre 1941 e 1945, enquanto a Segunda Guerra Mundial avançava na Europa e no Pacífico. Durante esses anos, pelo menos um B-24 era fabricado por hora, com peças sendo produzidas em várias fábricas.
Logo após o fim do conflito, os caminhões foram vendidos, e a maioria terminou em desmanches. Pelo menos um foi restaurado, por Tom Warren, de Amarillo, Texas, que encontrou o Ford Thorco em 1988.