Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio

Ele está chegando ao fim. O DIESEL começa a perder espaço nas estradas, e tecnologias alternativas começam a ganhar espaço.

Por isso, parar em um posto e encher o tanque de um derivado de petróleo se tornará história. E com isso, novas tecnologias vão chegando às estradas.

É o caso da Nikola Corporation, que chegou há alguns anos prometendo caminhões movidos a hidrogênio. Os primeiros modelos apresentados eram o One (acima) e o Two.

Os caminhões atraíram a atenção dos transportadores pela tecnologia empregada.

Quando o Tre foi anunciado, era um caminhão revolucionário, com design único e também movido a hidrogênio.

Essa tecnologia "queima" hidrogênio, produzindo eletricidade e água, que é a única emissão do escapamento. A eletricidade é armazenada em baterias e usada para mover o caminhão.

Posteriormente, a empresa anunciou que o Tre seria construído em parceria com a Iveco, utilizando tecnologia de um caminhão a diesel.

A base é o Iveco S-Way, modelo lançado há pouco tempo, e que já é cheio de tecnologia.

Para a produção do Tre, o S-Way perde seu motor e câmbio, e recebe a tecnologia de hidrogênio ou baterias, podendo ser um modelo abastecido na tomada.

O Tre a hidrogênio recebe uma frente diferenciada, com novos faróis e grade dianteira, e atrás da cabine está a tecnologia de hidrogênio.

Completamente abastecido, o caminhão pode rodar por 500 milhas, ou 800 quilômetros, de forma totalmente limpa, sem emitir nenhum poluente enquanto opera.

Para abastecimento, são necessários apenas 20 minutos, e o hidrogênio é colocado em tanques de alta pressão instalados atrás da cabine.

A potência contínua é de 536 cavalos, mas ele tem a capacidade de ter mais potência por curtos períodos de tempo, o que consome mais energia, mas é útil para acelerações.

Outra vantagem é o torque instantâneo, como todo caminhão elétrico. Além disso, o caminhão exige menos manutenção durante sua vida útil.

A produção do Tre FCEV, movido a hidrogênio, começa nesse ano, e as primeiras entregas serão realizadas até dezembro.

Diversas empresas já realizaram pedidos do Nikola Tre, então, em poucos anos, o caminhão deve se tornar paisagem comum nas estradas da América do Norte e Europa.