Alternativa para a troca

OLX Brasil




Comprar um caminhão zero quilômetro com toda tecnologia embarcada e conforto incorporados a esses novos modelos é o sonho do motorista autônomo. A falta de capital, desviado para pagar custos com manutenção, além de todas as despesas geradas pelo transporte rodoviário de cargas, acaba adiando por muitos anos a realização deste sonho e, como consequência, seu veículo fica cada vez mais desatualizado e com menor valor de mercado para ser dado como parte de pagamento de um outro mais novo.

Conforme dados atualizados da Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT) – com base no Registro Nacional do Transporte Terrestre – os veículos pesados registrados chegam a 1.648.639 e 46% desse total (762.111) estão nas mãos dos autônomos, têm idade média de 19,2 anos, seis anos a mais da média brasileira, estimada atualmente em 13,2 anos. A solução para este tipo de profissional, representante de 84% do total de transportadores (autônomo, empresa, cooperativa), tem sido a troca por caminhões seminovos.

Mas, para evitar problemas futuros e não ter mais prejuízos é preciso observar itens importantes e escolher locais seguros e confiáveis para realizar a compra. Um ótimo local para este tipo de negócio, com milhares de anunciantes e diversos modelos de caminhões é a OLX Brasil, a maior página web de anúncios classificados gratuitos do mundo, também é a preferida entre os internautas brasileiros. Criada na Argentina em 2006, o maior site de anúncios classificados gratuitos no Brasil e no mundo tem como objetivo proporcionar uma solução simples, rápida, eficaz e segura para a compra-venda de bens e serviços, independentemente da localização de seus utilizadores. A OLX é utilizada em mais de 96 países em 40 línguas.

LEIA MAIS  Como comprar o primeiro caminhão e ter trabalho certo com ele?

Em relação à parte mecânica deve ser levado em conta o tipo de trabalho executado anteriormente com o caminhão e também como foi sua manutenção. Um veículo com alta quilometragem e boa manutenção, com operação dentro das especificações do fabricante, com certeza é superior a outro com quilometragem baixa, porém com manutenção e operação inadequados.

Na parte de documentação, o comprador deve desconfiar de preços milagrosos, pois na maioria das vezes veículos oferecidos são comprados de empresas falidas ou de pessoas físicas com alto endividamento. Essas situações podem acarretar em bloqueio judicial da documentação até os problemas serem resolvidos, depois de meses ou até mesmo anos. Ele justifica a vantagem de adquirir um cavalo-mecânico seminovo diante do alto preço do veículo novo. Quando um particular ou até mesmo uma empresa de pequeno ou médio porte fazem a compra de um ou mais veículos novos, devido o baixo volume de unidades o desconto concedido pela concessionária também é baixo, porém, a desvalorização sofrida pelo veículo por deixar de ser novo é muito alta, explica. Apesar de o seminovo ter taxas de juros mais altas e prazos de garantia menores, a compra acaba sendo um negócio mais vantajoso para o autônomo.

LEIA MAIS  Classificados - Scania G420

O autônomo representa a maior parte dos clientes de caminhões usados. Isso se deve, principalmente, ao fato de o profissional, em sua maioria, não dispor do capital necessário para atualizar sua pequena frota, ou trocar seu único caminhão no decorrer dos anos e acabou ficando com veículos muito distantes, em termos de valorização, dos atuais 0km.

A escolha entre caminhão novo e usado é questão de preço, depende do capital disponível pelo motorista para aquela situação. Isso torna a opção do seminovo e usado mais atrativa para o autônomo.

A garantia de mecânica prevista por lei refere-se ao motor, incluindo o bloco e todos os itens em seu interior; caixa de câmbio e o eixo de tração. Essa garantia não cobre itens como parte elétrica, cabine, rodas e pneus, interior, eixo cardan, embreagem, turbina e todo seu sistema, compressor e bomba injetora e bicos, ou então, no caso de caminhões eletrônicos, o módulo e unidades injetoras.





Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!