Picape com terceira porta reversa elimina coluna central

Picape com terceira porta reversa -  (4)




Entre as muitas inovações que a picape Strada da Fiat já recebeu em sua história tivemos a cabine estendida em 1999 e a versão Adventure em 2001. Já em 2008 foi a vez do sistema Locker ― o diferencial blocante ―, que foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de solo adversas. Em 2009 foi a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo à disposição do mercado.

Agora, em 2013, além do novo visual o modelo inova outra vez com a terceira porta do lado direito nas versões com cabine dupla. A inovação introduzida com exclusividade pela Fiat torna a Strada a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.

A solução técnica amplamente estudada pela área da engenharia teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade para os usuários do banco traseiro. Mais que uma questão estética, o processo de desenvolvimento deixou claro ser essa a solução mais adequada para o veículo com a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.

Picape com terceira porta reversa -  (5)Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo – quer para um lado, como para o outro, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. Estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro.

Um dos cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto. Mais uma detalhe: a terceira porta só abre se a porta dianteira do passageiro estiver aberta.

Coluna Mecânica Online® com Tarcisio Dias - Todos os dias 10, 20 e 30Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br