Caminhoneiro Repórter – Caminhões e outros meios de transporte ecológicos

por Blog do Caminhoneiro

Mercedez Benz Axor 1840 Tesco by lee bristol (CC BY-SA 2.0)Lendo os classificados no Rio de Janeiro procurava meios de transporte ecológicos para comprar, e decidi fazer uma pesquisa sobre esse tema, e ver quais são as vantagens de ter um carro ecológico em termos de consumo e emissão de gases tóxicos.

Durante a minha pesquisa encontrei no Blog do Caminhoneiro vários artigos sobre caminhões que me fizeram prosseguir a pesquisa.

Durante a minha pesquisa descobri por exemplo que o ícone dos caminhões O Mercedes-Benz 1113 que foi lançado nos anos 70, vendeu mais de 200 mil no Brasil, e ele tem  capacidade para 11 toneladas e 130 cavalos de potência com consumo de  4,1 km com um litro de óleo diesel na cidade (com o caminhão carregado) e de 4,9 km por litro na estrada. Descarregado faz 4,5 km na cidade e 5,5 na estrada.

Porém os tempos mudaram e muitas coisas desde aquele tempo também, hoje existe uma grande preocupação com questões ecológicas inclusive no quesito de economia, como por exemplo o tipo do combustível utilizado e o consumo que este realiza. Sendo assim esse tema tem sido investigado em muitos centros de pesquisas na busca e elaboração de novas tecnologias assim como e na produção de projetos que auxiliem numa melhor qualidade de vida com menos poluição.

Tudo bem, procurava uma caminhonete para mim pois tinha ouvido que um modelo fazia 12 km com um litro, pois em geral, as caminhonetes conhecidas como “pick-ups” de tração quádrupla não alcançam 12 quilômetros por litro, enquanto aquelas modelos de tração dupla são mais ecológicas e econômicas, mas fiquei tão interessado com o tema, que queria descobrir quanto consumia um caminhão e como a tecnologia poderia rendê-lo “politicamente” correto.

O exemplo que podemos citar nos dias de hoje é o Mercedes-Benz Axor que possui suspensão à ar para maior comodidade do motorista assim como um mecanismo de baixo consumo de combustível e consequentemente, maior economia.

E se falamos de novas tecnologias, como um novo conceito de veículos podemos citar também os automóveis elétricos, que são literalmente carregados na tomada, infelizmente ainda custam caro, mas a longo prazo são super econômicos.

Foto enviada por: Paula Silva 

Seja você também um Caminhoneiro Repórter: Envie suas fotos!

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Deixe sua opinião sobre o assunto!