Coluna de gastronomia do Cheff Muller – Os benefícios do Ovo

por Blog do Caminhoneiro

Um pouco da história do ovo

A criação de aves domésticas na América começou com a segunda viagem de Cristóvão Colombo ao continente em 1493. A bordo do navio estavam os primeiros galináceos, uma linhagem originária da Ásia. Assim, o ovo de galinha chegou ao Novo Mundo e anos depois passou a fazer parte da dieta dos brasileiros.

Após séculos como um dos principais alimentos da população mundial, especialistas passaram a afirmar que o ovo causava altos níveis de colesterol, fazendo com que ele fosse considerado um vilão da saúde.

Felizmente, descobriu-se que apesar de conter colesterol, uma unidade possui 178 miligramas, não é ele quem faz os níveis subirem. Isto porque o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras saturadas que ao longo do tempo estimulam a síntese do LDL, o colesterol ruim, e não o colesterol presente nos alimentos.

Aliás, o ovo possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, apesar de não estarem presentes em grande quantidade no alimento, ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e a primeira ainda contribui para elevar o colesterol bom (HDL).

Benefícios do ovo

  • Ajuda a emagrecer: O ovo é considerado um alimento funcional, pois como é rico em proteínas que tornam a digestão mais lenta, a sensação de saciedade também é muito mais prolongada. Além disso, como este processo digestivo é mais demorado, há maior gasto energético. O ovo também proporciona a sensação de bem estar porque possui o triptofano, que é a matéria prima para a produção de serotonina responsável pelo benefício.
  • Bom para o cérebro: O ovo é uma das principais fontes de colina na dieta. Ela irá proporcionar uma série de benefícios para o cérebro. Isto porque a colina é necessária para a síntese de fosfolípides, componente de todas as membranas celulares, que é importante para o desenvolvimento cerebral e da memória. Outro benefício da colina é que ela é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia a memória e a concentração.
  • Previne doença de Alzheimer: O alimento ajuda na prevenção da doença de Alzheimer porque possui a colina utilizada para a síntese da acetilcolina, neurotransmissor importante para a memória e concentração. À medida que a doença de Alzheimer evolui a acetilcolina é destruída, portanto consumir a substância precursora do neurotransmissor ajuda na reposição.
  • Bom para gestantes: A colina presente no ovo é importante para as gestantes, pois reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto que é necessário para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral do pequeno. Porém, ele não deve ser consumido cru ou com a gema mole, pois há o risco de infecções intestinais como a salmonela.
  • Efeito antioxidante: O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio e selênio. Eles irão proteger as células das ações lesivas dos radicais livres e evitar o envelhecimento celular.
  • Ajuda a visão: O ovo possui as substâncias zeaxantina e luteína, carotenoides importantes porque têm efeito antioxidante e também protegem os olhos da ação da luz evitando a degeneração macular que ocorre com o passar da idade.

Quantidade diária recomendada de ovo
A quantidade recomendada é um ovo por dia. Isto equivale a cerca de 50 gramas que possuem 178 miligramas de colesterol. Esta porção do alimento ainda está dentro da orientação sobre consumo diário de colesterol, que não deve passar de 300 miligramas.

Vale lembrar que o consumo de ovo cozido é o mais aconselhável, porem trago a vocês uma outra forma de confecção, ovo frito de forno, utilizando a própria gordura do ovo, obrigado por acompanharem nossa coluna e fiquem com DEUS!

OVO FRITO SEM ÓLEO by Cheff Mueller


INGREDIENTES: ovos, fatias de pão integral, pão tipo francês, tomate picado, requeijão cremoso Tirol, manjericão e salsa picada, palmito, queijo parmesão ralado Tirol e sal a gosto.
Modo de preparo: Como você pode conferir na lista de ingredientes para este processo nós não vamos usar óleo, vamos utilizar a própria gordura do ovo para fritar ele no forno, é super fácil e fica muito mais saudável, para isto, pré aqueça o forno, em seguida, amasse a parte central da fatia de pão integral e do pão tipo francês, corte-o ao meio e amasse também o miolo conforme foto em detalhe, na sequencia você recheia o pão deixando espaço suficiente para o ovo, como sugestão fizemos o ovo e também com algumas opções de recheio. Com o forno na temperatura ideal de 200 graus, você adiciona os ovos e deixa no forno por aproximadamente 10 minutos, um pouco mais ou menos dependendo do desempenho de seu forno e do seu gosto em relação ao ovo. Tenha um ótimo apetite e aproveite muito bem este lanche saudável e saboroso, fiquem com DEUS!

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!