Scania 113, um futuro clássico!
Depois de muito tempo sem escrever algum texto, andei meio sumido devido ao trabalho, final da faculdade, entre outras “correrias” cotidianas que me impediam e/ou não me davam oportunidade de criação para escrever algo. Em meio a esse tempo leitores me mandavam ideias de texto para escrever, todas muito interessantes e de grande valia, mas uma delas em especial, sugerida pelo amigo de blog Erico Rafael do Midia Truck Brasil me alimentou a inspiração. A sugestão do amigo foi escrever sobre a fama do Scania 113, e porque até hoje ele é um caminhão muito procurado e admirado pelo Brasil.
Pois bem, se tratando de 113 eu tenho uma excelente bagagem histórica, eu mesmo já tive 3 destes caminhões, um modelo T vermelho retirado zero Km, um modelo R 1994 comprado com certo anos de uso, e um outro modelo T este 1998 top line que continua com a gente até hoje e se depender de mim continuará até virar pó. Além disso vários amigos e familiares tiveram o caminhão, alguns por indicação nossa e outras por saber da fama do caminhão.
Falando mais especificamente sobre o 113, ele foi lançado em meados de 1991 para substituir o 112hw, que na época já eram muito superiores comparados a concorrência. Os modelos de 1991 a 1993 não se diferenciavam muito na parte estética dos seus antecessores, apenas com cores e faixas decorativas diferentes, e já nessa época já atraiam olhares e eram lideres de venda na sua categoria. Mas foi em 1994 que o reinado do 113 se firmou e o fez sonho de consumo/ferramenta de trabalho de vários caminhoneiros e frotistas do Brasil, com o lançamento da a cabine Top Line, e juntamente com ela a vinda do conceito de painel envolvente para o Brasil, que diga-se de passagem, continua atual até hoje. O 113 era no mínimo uns 7 anos a frente do seus concorrentes da época fez com que o 113 dominasse a estrada até o termino da sua fabricação em 1998 com o lançamento da série 4.
E como se a fama do lançamento da cabine top line não fosse o bastante, o 113 foi um caminhão que envelheceu muito bem. Foi e é um caminhão durável, de altíssima confiabilidade como por exemplo o modelo que retiramos zero Km trabalhou 5 anos sem dar nem um problema mecânico, o motor rodou 1.700.000 (um milhão e setecentos mil) Kilometros, só foi necessário retifica-lo pois o motorista, na época, não se atentou a um vazamento de óleo e o motor travou, e o resto da parte mecânica (cambio e diferencial) sempre revisadas só trocavam óleo e manutenção preventiva. E a história com os outros modelos foi semelhante, só se fazia manutenção preventiva e pequenos reparos.
Aliado essa confiabilidade e durabilidade, o preço de manutenção e reposição de peças do 113 é de um custo muito baixo. Isso devido a peças compartilhadas de seus irmãos mais velhos, desde a época do 112h, faróis, retrovisores entre outras peças são compartilhadas, o que gera uma maior produção e redução nos custos.
Também não se pode negar que parte do sucesso do 113 se da também pelo insucesso do seu sucessor, os caminhões série 4 vieram totalmente diferentes, com um conceito de design jamais visto. Com isso as peças que antes eram compartilhadas já não cabiam no modelo atual, os motores já não estavam tão afinados quanto antes, refletindo no mercado ao ponto de alguns desses caminhões série 4 custarem de 20 a 30% menos do que um 113 com 2 ou mais anos de uso.
Para finalizar, digo por experiência própria que minha carreira (ainda curta) foi construída graças ao Scania 113, foi com eles que ganhamos dinheiro, trabalhamos e consegui me formar, por isso ainda penso em restaurar o ultimo dos 3 que restaram e deixa-lo “descansando”, merecidamente depois de tantos anos de trabalho. E se fosse para listar os caminhões que daqui 20 anos irão se tornar clássicos, com valores altos para o dia de hoje o 113 estaria no topo dessa lista com toda certeza!
Hélio David!
Bom dia a todos, não sou caminhoneiro, más eu morro de paixão por esse scaniao 113 ainda mais na cor azul,essa máquina por onde passa rouba a cena,se Deus assim permitir,irei comprar um,vou deixá-lo com minha personalidade,(só para passeio), meus parabéns a Scania por projetar esse monstro das estradas.
Ótima matéria, parabéns
Cara nunca mais existirá Um caminhão assim a escania produziu e botou a fórmula fora , tenho um 112 h não troco por nada nesse mundo !!!
Rapas,quando si falar em cavalos mecanicos o113 sempri sera top line,por que nao ezistira caminhoes iguais.ja mas fabricanti nenhun ira fazer caminhoes potentis iguais aos scania 113 seja eli o h o w ja mas alguen ira dar vida a essas maquinas novamenti