Iveco irá fornecer 120 ônibus híbridos à empresa italiana ATM




A IVECO BUS venceu, em janeiro, uma licitação lançado pela ATM, operadora de transportes públicos de Milão, para a renovação da sua frota de veículos para os anos de 2017 a 2019, com o fornecimento de 120 novos ônibus híbridos articulados de 18 metros de comprimento.

Numa primeira fase, foi assinado um contrato para o fornecimento de 12 ônibus. Deste modo, a ATM passa a ser, na Itália, a empresa líder no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, já amplamente em utilização no Reino Unido, França, Bélgica e Espanha.

O Urbanway Hybrid foi desenvolvido pela IVECO BUS com o objectivo de diminuir significativamente as emissões e o consumo de combustível.. O novo veículo combina um sistema de tração elétrica com um motor de combustão interna Euro VI, contando com um pacote de baterias de íons de lítio de última geração.

Um sistema inteligente de gestão de energia otimiza o consumo e as emissões em movimento, enquanto que a energia gerada nas frenagens é guardada no sistema de armazenamento. A função “Arrive & Go” permite operar em modo 100% elétrico (0% de emissões), na aproximação e no arranque das paradas dos ônibus, mesmo quando estão envolvidas longas distâncias. Comparados com os veículos equipados com motores Diesel, o consumo e as emissões apresentam reduções de 30%. Estes números baseiam-se em dados dos cerca de 1.000 veículos já utilizados por frotas em toda a Europa.

Outra vantagem do Urbanway Hybrid é o seu total silêncio: o modo 100% elétrico “Arrive & Go” utilizado na aproximação e saída das paradas, desativa temporariamente o gerador (motor), eliminando as vibrações e reduzindo o ruído em mais de 50%. As vantagens perceptíveis em termos de ruído são imediatas, não apenas para os passageiros mas também para os pedestres, para quem está nas paradas e para os residentes locais, sem esquecer os próprios condutores do ônibus, que assim desfrutam de um ambiente de trabalho mais calmo e silencioso.

Todos os veículos que integram o contrato de fornecimento estão equipados com sistemas híbridos standard que incluem um motor elétrico de 210 kW e um motor de combustão interna Tector com 286 CV.

 





Deixe sua opinião sobre o assunto!