Programa da Petrobras Distribuidora premia a segurança no transporte de combustíveis




Cerca de oito mil caminhões-tanque, de 170 transportadoras, rodam nas estradas brasileiras a serviço da Petrobras Distribuidora. Somadas as viagens realizadas em um único dia, seria possível cobrir uma distância equivalente a 32 voltas ao mundo. Esses números dão a dimensão da importância do programa de incentivo à segurança no transporte de combustíveis Motorista DEZtaque, que encerrou sua 5ª edição, no Rio de Janeiro, com a premiação dos dez condutores mais bem colocados no ranking geral.

Estavam habilitados a participar 6.916 motoristas, de um total de 11.284 cadastrados no programa. Além de distribuir prêmios que poderiam ser escolhidos pelos participantes numa plataforma de resgates, a campanha sorteou dez carros entre os cem primeiros colocados e um cavalo mecânico. Durante a campanha, foi realizado um concurso de fotos, para os motoristas, e de histórias, para as famílias. Os dez melhores condutores receberam, cada um, o correspondente a R$ 10 mil em bonificações.

Entre os requisitos para habilitação ao DEZtaque estão a adesão ao Pacto de Acidente Zero (PAZ), contendo regras de segurança e assinado por transportadores e motoristas; o não envolvimento em acidente grave de trânsito no último ano, o cadastro no sistema de gerenciamento de riscos da BR, e a realização de no mínimo seis viagens em cada fase do programa.

Ao longo do ano, os motoristas são avaliados por meio de critérios como conformidade do veículo para realização do transporte, velocidade compatível, teste de bafômetro, entrega de disco tacógrafo ou disponibilidade de sinal de telemetria das viagens realizadas, cumprimento da jornada de trabalho, participação nos treinamentos obrigatórios e cumprimento do rotograma e de paradas em locais autorizados.

Aviação

A novidade anunciada para a próxima edição do programa é a inclusão da categoria Motorista Abastecedor da Aviação. Hoje, são cerca de mil profissionais contratados por revendedores da BR Aviation, marca com que a Petrobras Distribuidora atua no segmento de aviação. A Companhia está presente em mais de cem aeroportos, em todo o Brasil.

“A responsabilidade socioambiental é um pilar da atuação da Petrobras Distribuidora. Evitar vazamentos e assegurar a integridade física no transporte rodoviário dos nossos produtos e nas nossas operações nos aeroportos são questões de extrema importância para a BR e para o Sistema Petrobras”, afirma o presidente da Petrobras Distribuidora, Ivan de Sá.





Deixe sua opinião sobre o assunto!