Japão acelera desenvolvimento de tecnologia para caminhões autônomos

Devido à falta de motoristas profissionais, o Japão vai acelerar o desenvolvimento de tecnologias para caminhões autônomos. No início do próximo ano serão iniciados os testes com comboios de caminhões autônomos. Chamados de platooning, a tecnologia já está sendo testada na Europa. Em rede, vários caminhões precisarão de apenas um motorista. O primeiro caminhão é guiado, e os outros andam atrás, seguindo os comandos do primeiro.

As principais montadoras por trás do projeto são a Isuzu e a Hino, e já tem tecnologia suficiente para por em prática o plano. Falta apenas os testes em rodovias, e aperfeiçoamento de lei de tráfego para permitir que os comboios possam rodar.

RECOMENDADO  Vale-pedágio não pode ser embutido no valor do frete, mesmo com acordo entre empresas

No último ano os principais fabricantes de caminhões da Europa participaram de um desafio conjunto de platooning, e todas se saíram muito bem. A Scania está desenvolvendo um projeto de comboio também no porto de Singapura.

O plano inicial do Japão é permitir esses comboios em uma rota experimental entre as cidades de Tokyo e Nagoya, a partir de 2018.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading