Japão acelera desenvolvimento de tecnologia para caminhões autônomos

por Blog do Caminhoneiro

Devido à falta de motoristas profissionais, o Japão vai acelerar o desenvolvimento de tecnologias para caminhões autônomos. No início do próximo ano serão iniciados os testes com comboios de caminhões autônomos. Chamados de platooning, a tecnologia já está sendo testada na Europa. Em rede, vários caminhões precisarão de apenas um motorista. O primeiro caminhão é guiado, e os outros andam atrás, seguindo os comandos do primeiro.

As principais montadoras por trás do projeto são a Isuzu e a Hino, e já tem tecnologia suficiente para por em prática o plano. Falta apenas os testes em rodovias, e aperfeiçoamento de lei de tráfego para permitir que os comboios possam rodar.

No último ano os principais fabricantes de caminhões da Europa participaram de um desafio conjunto de platooning, e todas se saíram muito bem. A Scania está desenvolvendo um projeto de comboio também no porto de Singapura.

O plano inicial do Japão é permitir esses comboios em uma rota experimental entre as cidades de Tokyo e Nagoya, a partir de 2018.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!