DAF Caminhões Brasil implanta Programa de Diversidade




No mundo corporativo cada vez mais as empresas têm buscado desenvolver iniciativas em gestão de pessoas para valorizar a equidade entre gêneros, etnias, classes sociais e necessidades especiais. Estudos já apontam que companhias que investem na diversidade tendem a ser mais inovadoras e produtivas, já que englobam diferentes perfis e pessoas com backgrounds distintos.

A DAF Caminhões Brasil implementou o Programa de Diversidade DAF, em 2017, projeto global que visa criar um ambiente inclusivo para estimular as pessoas a contribuírem com diferentes perspectivas para o sucesso do negócio. Mesmo global, o programa tem o cuidado de olhar para a realidade local e entender que aspectos da diversidade são mais relevantes neste contexto. O Comitê de Diversidade é composto por 11 funcionários representantes de diversas áreas, de vários níveis hierárquicos, responsáveis por discutir estratégias e implementar as ações definidas.

“O Comitê é responsável por conduzir ações que representem diferentes perspectivas e experiências de funcionários para que utilizem seu potencial completo. O grupo também busca formas de potencializar aspectos de diversidade que gerem sucesso ao negócio e estimulem um local de trabalho respeitoso e inclusivo. Este é um direcionamento global da companhia, que combina perfeitamente com a riqueza de diversidade cultural do Brasil. Inserir o programa nesta altura das nossas operações garantirá que o respeito à diversidade seja um pilar sólido da nossa cultura no futuro”, diz Jeanette Jacinto, Diretora de Recursos Humanos da DAF Caminhões Brasil.

LEIA MAIS  ANTT realiza hoje audiência pública sobre tabela de frete

Ações realizadas

Ao longo do ano, o Comitê realizou várias ações, como grupos de discussões para saber o que os demais funcionários entendem por diversidade e quais pontos a empresa poderia melhorar; Coral da Diversidade com a participação de 35 funcionários; Semana da Diversidade, que abordou diversos temas como inclusão de portadores de necessidades especiais, empoderamento feminino, além de workshops, painéis e palestras.

“Este foi apenas o primeiro ano do nosso Programa e já conseguimos realizar diversas ações que estimularam a participação de todos os funcionários. Para este ano a ideia é darmos continuidade ao que iniciamos no ano passado, faremos novamente a Semana da Diversidade e vamos continuar as discussões para implementarmos novas ações. Um aspecto muito positivo de todo este trabalho é a ótima receptividade de todos os colaboradores”, diz Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Produto e Líder do Comitê Diversidade da DAF Caminhões Brasil.

Deixe sua opinião sobre o assunto!