Empresa da Espanha aumenta eficiência com caminhões a gás com transmissão automática




A associação de uma fonte limpa de energia com as transmissões totalmente automáticas Allison provou ser a combinação perfeita para o Transnugon. Os caminhões Scania movidos a gás natural liquefeito (GNL) da empresa de transporte, equipados com uma Allison automática, economizam perto de 7% mais de combustível do que os veículos da frota que usam transmissões manuais ou manuais automatizadas (AMTs).

“Podemos confirmar que a transmissão Allison oferece uma economia de combustível muito significativa nas rotas de baixa velocidade com paradas frequentes, que são típicas do transporte urbano e interurbano”, afirma Pablo Bordils, diretor da Transnugon. “Se adicionarmos a economia de 7% à redução de 10% no consumo de combustível obtida com a transformação dos motores para o uso de GNL, estamos falando de uma diminuição total de 17% em relação aos veículos a diesel com uma automatizada (AMT) em rotas curtas”.

Dois anos e meio atrás, em coincidência com o aumento do preço dos combustíveis, a empresa de transportes espanhola, que tem alcance internacional, começou a testar vários veículos movidos a GNL. Essa iniciativa fez com que a Transnugon cortasse os custos de combustível em cerca de 17% nos veículos convertidos de diesel para GNL. Cerca de 7% dessa economia foi obtida pela substituição das AMTs pelas automáticas Allison.

LEIA MAIS  Allison fornece transmissões para os novos caminhões International Série CV

“Na época, sentimos que, além da relação custo-benefício, a mudança para o GNL foi um diferencial que veio a proporcionar uma oportunidade de crescimento, sem aumentar os custos para nossos clientes”, disse Bordils. Atualmente, 25% da nossa frota de 225 veículos, incluindo cavalos-mecânicos com carreta e caminhões rígidos com idade média inferior a dois anos, é movida por GNL. Em função desse crescimento, a empresa construiu sua própria estação de abastecimento de GNL nas suas instalações de Valência.

Os motores movidos a gás natural apresentam melhor desempenho quando são conectados a uma transmissão da Allison. O conversor de torque Allison multiplica a força do motor para melhorar significativamente as partidas em rampas e as acelerações. Quando comparadas às transmissões manuais e automatizadas, a Continuous Power Technology permite acelerações efetivas, e maiores produtividade e eficiência – o que maximiza os benefícios dos motores a gás natural.

LEIA MAIS  Grupo Koiné adquire 50 caminhões Scania movidos a gás na Itália

Maior durabilidade é outra vantagem das transmissões automáticas. “As transmissões manuais requerem uma habilidade que nem sempre os motoristas possuem, o que significa que elas precisam ser robustas e confiáveis”, explica Bordils. “E sou testemunha de que as transmissões Allison são eficazes e resistentes”.

Da frota de veículos movidos a GNL equipados com uma transmissão Allison, dois caminhões Scania estão em operação em Valência, e sete Iveco Stralis (com 18 e 26 toneladas e com dois ou três eixos) estão em Madri.

“Sem qualquer dúvida, a Allison oferece total confiabilidade e desempenho”, afirma Bordils. “Nós agimos corretamente quando escolhemos as transmissões da marca para nossos veículos”.




Deixe sua opinião sobre o assunto!