9 questões que devem ser consideradas ao escolher seu caminhão de carga




Pensando em adquirir ou trocar, um ou mais caminhões na sua empresa? Saiba quais são as 9 questões que devem ser consideradas ao escolher seu caminhão de carga!

Escolher o modelo ideal de caminhão para sua empresa em um primeiro momento pode parecer algo simples. Mas, acredite, não é bem assim. É preciso que você esteja atento a uma série de fatores importantes que devem ser considerados no momento de escolha do meu veículo de carga.

Uma vez que esse investimento é bem alto, não vale a pena arriscar seu dinheiro comprando um veículo que não supra de fato suas necessidades. Por isso, separamos uma lista de 9 questões que devem ser consideradas ao escolher seu caminhão de carga. Acompanhe.

  1. Adeque o caminhão ao tipo de carga

É importante que você considere, em primeiro lugar, o tipo de carga que transportará com o veículo que pretende comprar. Há uma infinidade de modelos de carrocerias para transporte de itens refrigerados, líquidos inflamáveis, transporte de animais, carga seca, etc.

  1. Analise as principais vias de trânsito

Avalie as principais vias por onde o caminhão trafegará. Essa análise é importante para determinar o melhor tamanho do veículo. Se você faz transportes dentro da cidade, pode valer a pena investir em um veículo menor e mais rápido.

  1. Considere a facilidade de manutenção

É importante que um caminhão seja resistente, mas também que tenha uma manutenção o mais simples possível. Não vale a pena investir em um caminhão que dê trabalho na hora de encontrar um profissional que saiba mexer com ele, ou mesmo para repor peças.

  1. Prefira um veículo resistente

Para que seu investimento valha a pena, e você possa conquistar bons lucros, é importante que invista em um veículo resistente, com uma boa durabilidade. Afinal, quanto mais tempo demorar para trocar as peças ou mesmo o veículo inteiro, maior será sua economia.

  1. Conheça a média de consumo

Um fator também importante a ser considerado é a média de consumo de combustível do caminhão. De nada adianta comprar um veículo mais barato, mas que diariamente consumirá muito mais combustível que um de valor de compra um pouco superior.

  1. Considere as opções de pagamento oferecidas

Além do custo-benefício é importante também considerar as possibilidades de pagamento. Por vezes, corremos o risco de escolher um veículo que possui um preço mais baixo em uma determinada concessionária, mas que ao final acabará saindo mais caro, devido às altas taxas do parcelamento mensal.

  1. Informe-se melhor sobre o fabricante

É preciso também conhecer melhor a marca do caminhão, pois não é raro uma marca mais simples e menos conhecida oferecer melhores custo-benefícios que outras mais famosas.

  1. Prefira veículos com a carroceria de fábrica

Quando um caminhão vem com a carroceria de fábrica ou oferece um serviço autorizado de instalação, você consegue adquirir garantia sobre ela e toda a fiação de instalação.

  1. Pesquise o seguro antes de comprar o veículo

Uma das primeiras coisas que devem ser feitas quando se compra um caminhão para uma empresa, é um seguro de caminhão especializado. Afinal, ninguém quer correr o risco de perder uma ferramenta de trabalho tão cara, ou mesmo comprometer sua carga. Em casos de acidentes, os consertos desse tipo de meio de transporte também são bem salgados e quando for um roubo então nem se fale.

Por isso, é aconselhável que você pesquise a empresa e o melhor tipo de cobertura para o seu caso. Vale dar prioridade para seguros de caminhão com coberturas nacionais, seguro para transporte de cargas e assistências 24h.

 




Deixe sua opinião sobre o assunto!