Caterpillar apresenta três novos modelos de caminhões articulados




Os três novos caminhões articulados Cat ® – 730, 730 EJ (Ejetor) e 735 – foram amplamente reprojetados, aprimorando os recursos e o desempenho comprovados em campo de seus antecessores da Série C (730C2, 730C2 EJ e 735C) com novos compartimentos do operador, incluindo novos controles inovadores, recursos de proteção da transmissão, novo sistema de assistência à içamento, sistema avançado de controle de tração, novo sistema de assistência para estabilidade e um modo de operação ECONÔMICO que economiza combustível.

Além disso, o projeto do 730 e do 730 EJ é aprimorado com o controle do retardador automático e um recurso de arranque em subida. O 735 mantém esses recursos de seu antecessor da Série C e incorpora aprimoramentos de projetos significativos que incluem um novo motor Cat ® C13 ACERT™, a transmissão Cat CX31 (também no 730 e 730 EJ) e modificações estruturais e dimensionais que reduzem o peso vazio em 22%, mantendo a produtividade do 735C de partida. Esses recursos se combinam para um ganho de até 19% em eficiência de combustível.

Compartimento do operador

O novo projeto da ROPS (Rollover Protective Structure, Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem) espinhal externa ” da cabine incorpora um vidro traseiro que elimina o pilar estrutural do projeto da Série C, oferecendo maior visibilidade traseira. Além disso, um novo recurso de “despertar” inicia os visores da máquina quando a porta é aberta. A porta tem uma estrutura mais leve e mais forte com um recurso de assistência para fechamento, o que garante melhor vedação contra infiltração de poeira. O projeto geral da cabine resulta em níveis mais baixos de ruído interno a 72 dB(A), uma redução de 7 dB(A) em comparação com os modelos anteriores.

O novo vidro infravermelho opcional reduz o aquecimento solar no interior da cabine, e as janelas deslizantes nos lados esquerdo e direito aumentam a ventilação e facilitam a comunicação com os trabalhadores e com o operador do veículo de carga. Um novo sistema automático de climatização (HVAC – Heating, Ventilation and Air Conditioning, Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado) posiciona mais aberturas acima e atrás do operador, tornando o aquecimento e o resfriamento mais eficientes. Um novo assento aquecido/resfriado foi projetado para oferecer aos operadores ajustes aprimorados que permitem “selecionar ” configurações pessoais de conforto. Além disso, o assento do passageiro agora usa um projeto retrátil (para cima ou para baixo) e acolchoamento adicional.

Para maior segurança, um novo sistema de iluminação, controlado por um interruptor no nível do solo, ilumina os degraus da entrada da cabine e a área dos rolamentos de articulação do chassi. Luzes de carga útil integradas opcionais fornecem uma indicação externa dos níveis de carga útil para o operador da pá-carregadeira. As luzes de trabalho opcionais de Díodos Emissores de Luz (LED, Light Emitting Diode) e de longo alcance melhoram a visibilidade à noite ou em situações de pouca visão. Os novos espelhos montados na cabine, incluindo um espelho de visibilidade frontal, melhoram a vista geral do operador. Os recursos externos da cabine incluem um para-lama inferior flexível aperfeiçoado e um tubo de escape de baixo perfil que não precisa ser removido durante o transporte.

A tecnologia opcional PAYLOAD Cat Connect calcula a carga útil por meio de sensores na suspensão da barra de locomoção, e as luzes de status de carregamento nos quatro cantos do teto da cabine garantem ao operador da pá-carregadeira visibilidade de qualquer ângulo. Além disso, o sistema padrão Cat Detect/Assistência para Estabilidade monitora o ângulo e a inclinação de trabalho do trator e da báscula e avisa o operador se a máquina estiver se aproximando do ângulo limite definido, interrompendo o processo de despejo se a ação continuada puder ocasionar possível tombamento.

Aprimorando ainda mais a operação segura, temos o sistema de Controle de Tração Automática Avançada da Cat, que apresenta tecnologia refinada para aplicar proativamente as travas do diferencial para evitar a movimentação da roda. Além disso, um sistema de suavização de aceleração “baseado em terreno ” evita picos de aceleração durante o deslocamento em terrenos extremamente acidentados que dificultam a manutenção de uma pressão constante no pedal do acelerador.

Controles inovadores

Uma nova alavanca combinada de transmissão e báscula permite controlar com eficiência as funções de velocidade do veículo e de içamento da báscula, reduzindo o esforço do operador e automatizando operações repetitivas. Um interruptor na cabine permite que os operadores escolham o controle da báscula manual ou assistido, a última seleção aplica automaticamente o freio de espera, desloca a transmissão para a posição neutra e levanta a báscula até o ângulo máximo enquanto o motor está em marcha lenta alta. O içamento assistido faz a báscula retornar à posição Abaixar com o pressionamento de um único interruptor. Ambas as funções de levantamento e abaixamento apresentam amortecimento e redução de velocidade automáticos nos limites dos movimentos.

Os novos botões na alavanca combinada de transmissão e báscula permitem ajustar (limitar) a velocidade da máquina e selecionar o freio de espera da transmissão. Além disso, um novo sistema de proteção de marcha leva o caminhão a uma parada segura, caso seja realizada uma mudança de direção enquanto o caminhão estiver em movimento. A nova alavanca combinada de mudança de marcha/içamento também incorpora uma posição de estacionamento. Um interruptor de freio terciário aciona o freio de estacionamento se ocorrer o evento improvável de mau funcionamento da frenagem principal e secundária.

Especificações do modelo

O novo 735 substitui o motor Cat C15 ACERT, com 441 HP de potência líquida nominal, pelo Cat C13 ACERT, com 428 HP de potência líquida nominal. Os novos 730 e 730 EJ continuam a usar o motor Cat C13 ACERT, com 367 HP de potência líquida nominal. O motor C13 usado em todos os caminhões novos está disponível em configurações para atender aos padrões de emissões de países altamente regulamentados e menos regulamentados.

O 730 EJ foi projetado para ejetar cargas durante o percurso, proporcionando despejo positivo de toda a carga, e também para trabalhar em áreas com restrições suspensas e condições de piso macio com melhor estabilidade da máquina.

Especificações

730730EJ735
MotorCat C13 ACERTCat C13 ACERTCat C13 ACERT
Potência Líquida Máxima @ 1.700 rpm (SAE J1349)367 HP (274 kW)367 HP (274 kW)428 HP (319 kW)
Peso (vazio)26,3 toneladas (23.900 kg)29,3 toneladas (26.600 kg)27,8 toneladas (25.240 kg)
Capacidade Nominal da Carga Útil30,8 toneladas (28.000 kg)31 toneladas (28.120 kg)35,2 toneladas (32.000 kg)
Distância entre Eixos8 pés 9 pol (2.679 mm)8 pés 9 pol (2.679 mm)8 pés 9 pol (2.679 mm)
Número de Eixos333
Configuração da Unidade6 rodas6 rodas6 rodas




Deixe sua opinião sobre o assunto!