CaminhoneiroEmpresasNotíciasNovidades

Programa da Petrobras Distribuidora premia a segurança no transporte de combustíveis

Um conjunto de ações implementado pela Petrobras Distribuidora desde 2012 visando ao aumento da segurança no transporte de combustíveis levou a uma redução de 75% nos acidentes na frota a serviço da Companhia, em todo o País. A Taxa de Frequência de Acidentes no Transporte – TFAT, correspondente ao número de acidentes por milhão de quilômetro rodado, diminuiu de 0,17 em 2013 para 0,05 em 2017.

Esse sucesso torna-se ainda mais relevante porque as condições de transporte, ao contrário de fábricas, escritórios e outros locais de trabalho, não são controladas pela BR, mas dependem da manutenção das estradas, das condições climáticas e até mesmo do comportamento dos motoristas de outros veículos.

Uma das iniciativas que contribuíram para o alcance de um resultado tão satisfatório é o programa Motorista DEZtaque, chegou a sua sexta edição premiando não só os profissionais do volante que mais se destacaram na condução segura nas estradas, mas também os motoristas operadores de abastecimento que atuam nos aeroportos.

RECOMENDADO  Confins Transportes tem vagas para novos motoristas carreteiros

Ao longo da campanha Motorista DEZtaque, foram distribuídos prêmios, que poderiam ser escolhidos pelos participantes numa plataforma de resgates, e realizados concursos de fotos, para os motoristas, e de desenhos, para os filhos desses profissionais, estimulando o engajamento da família. Na cerimônia de premiação, em fevereiro, houve sorteio de bolsas de estudos, carros e até uma casa entre os 100 mais bem colocados do ranking.

Entre os requisitos para habilitação ao programa estão a adesão ao Pacto de Acidente Zero (PAZ), contendo regras de segurança e assinado por transportadores e motoristas; o não envolvimento em acidente grave de trânsito no ano de 2017 e o cadastro no sistema de gerenciamento de riscos da BR.

Ao longo do ano, os motoristas são avaliados por meio de critérios como conformidade do veículo para realização do transporte, velocidade compatível, teste de bafômetro, entrega de disco tacógrafo ou disponibilidade de sinal de telemetria das viagens realizadas, cumprimento da jornada de trabalho, participação nos treinamentos obrigatórios e cumprimento do rotograma e de paradas em locais autorizados.

RECOMENDADO  Em Passo Fundo-RS, Tecmar Transportes está contratando motoristas truck

Frota

Cerca de oito mil caminhões-tanque, de 170 transportadoras, rodam nas estradas brasileiras a serviço da BR. Somadas as viagens realizadas em um único dia, seria possível cobrir uma distância equivalente a 32 voltas ao mundo.

Aviação

A categoria Motorista Operador de Abastecimento foi incluída na sexta edição do programa Motorista DEZtaque. Pilotando os veículos que levam o combustível às aeronaves, esses profissionais são contratados por revendedores da BR Aviation, marca com que a Petrobras Distribuidora atua no segmento de aviação. A Companhia está presente em mais de cem aeroportos, em todo o Brasil, atendendo a companhias aéreas nacionais e internacionais, além da aviação regional.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading