ImplementosNotícias

Com o SmartBoard WABCO no semirreboque, a operação de transporte fica mais fácil

Uma das questões do cotidiano de transportador e motorista, além das informações sobre o veículo, é saber se o peso da carga está dentro do permitido. A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, disponibiliza para o mercado tecnologias para que, fácil e rapidamente, esta preocupação seja dissipada. A partir da instalação de sistemas eletrônicos de freio e de suspensão, o semirreboque pode contar com uma variada gama de funções para facilitar o cotidiano dos profissionais dos transportes. Em relação à sobrecarga, por exemplo, há um dispositivo que sinaliza quando há excesso de peso na suspensão.

Um veículo equipado com SmartBoard permite ao motorista ver o peso da carga sobre os eixos apenas com um clique, uma maneira simples e rápida de obter informações sobre a carreta. Fácil de usar, o SmartBoard é um dispositivo para reboques e semirreboques que permite visualizar e operar funções de sistemas eletrônicos do veículo. Sem a necessidade de um computador, somente com o monitor do dispositivo, o motorista pode acessar informações importantes para o trabalho.

As características do SmartBoard contemplam a facilidade de montagem, tanto para linha de manufatura quanto para a instalação em oficinas especializadas, como um adicional ligado diretamente aos sistemas eletrônicos de freio e de suspensão, com baterias e sem bateria, sendo esta última variante recomendada para veículos que transportam cargas perigosas. O SmartBoard é um facilitador em relação ao controle de carga, contribuindo para o cumprimento da lei a fim de não incorrer em multas; seria como ter uma balança embarcada, como se fala popularmente. Mesmo na versão mais básica, o SmartBoard conta com outras funções adicionais, como odômetro, mensagens de diagnósticos e dados operacionais. No caso de instalação em oficinas especializadas, pode ser feita em conjunto com o sistema de frenagem Trailer Electronic Braking System – EBS.

No mercado, o SmartBoard representa uma quebra de paradigma, pois o motorista não está acostumado a ver tantas tecnologias juntas em um semirreboque por meio de apenas de um monitor. Disponível em diversos idiomas, inclusive em português e em espanhol, a interface de controle é amigável ao usuário e o próprio motorista seleciona e opera as funções disponíveis dos sistemas eletrônicos de freio e de suspensão. Os controles operacionais e as informações estão em um ambiente digital logicamente configurado para serem de simples acesso e manuseio. O menu na tela conta com poucos botões. Ícones organizam as funções. Gráficos evidenciam as informações. Avisos visuais revelam as funções relacionadas à segurança. Além disso, a tela pode ser personalizada para mostrar uma imagem ou o logotipo da empresa.

A recente geração do SmartBoard traz mais vantagens para os frotistas ao abrir um leque de possibilidades para que a operação com o semirreboque seja mais lucrativa. O monitoramento de mais funções e condições do semirreboque permite melhorar a eficácia no controle dos custos operacionais da frota. O SmartBoard é uma das ferramentas disponíveis do Programa Semirreboque Inteligente.

O Programa Semirreboque Inteligente (Intelligent Trailer Program – ITP) é um conjunto modular de mais de 40 funções para segurança avançada, eficiência operacional, otimização de carga, eficácia e conforto do motorista, e para a redução do consumo de combustível e de emissões. Os diferentes módulos e funções do ITP podem ser usados separadamente ou combinados, permitindo que fabricante de semirreboque ou frotista escolha as funções que são mais relevantes e encontre a solução mais conveniente e econômica para sua necessidade específica.

As soluções da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais ou combinados, como rodotrens, bitrens, e demais configurações brasileiras. A WABCO tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros. O portfólio da WABCO conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

A WABCO presta suporte aos clientes para o desenvolvimento e implantação de tecnologias. Com mais de 2,4 mil engenheiros em 40 países, diariamente, a empresa fortalece as parcerias com os principais fabricantes de veículos. Também conta com apoio de laboratórios para desenvolver novas tecnologias para os projetos futuros. A WABCO Academy, centro de excelência em treinamento técnico, atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva e ao mercado de reposição. O papel da WABCO é apoiar operadores de frotas, de transportes e de logística, ajudando-os a reduzir o tempo de inatividade de seus veículos e maximizando a segurança do veículo e a eficiência operacional. No mundo, as indústrias automotivas, de transporte e de logística e toda a cadeia de pós-vendas reconhecem a parceria da WABCO em seus negócios.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading