Volvo CE e Lego Technic criam conceito de carregadeira de rodas autônoma do futuro




A Volvo Construction Equipment e a Lego® Technic criaram um conceito de carregadeiras de rodas autônoma do futuro. As duas empresas trabalharam juntas para desenvolver novas ideias que podem contribuir para inspirar os equipamentos que estarão nos canteiros de obras nas próximas décadas. Chamado de carregadeira de rodas Zeux, o conceito está sendo divulgado num vídeo com uma animação da máquina que pode ser visto na internet. Já o brinquedo tem lançamento previsto nas lojas para agosto.

A colaboração entre as equipes tornou possível testar ideias para novos tipos de máquinas, tanto em termos de funcionalidade, escala, design e interação, como para instigar um aspecto mais humano à inteligência artificial em equipamentos de construção. “A carregadeira Zeux é um passo realista a mais na empolgante evolução de nossas máquinas de construção”, diz Arvid Rinaldo, da área de Comunicação de Marca & Parcerias da Volvo CE.

Duas características principais do conceito chamam a atenção do público: um drone de mapeamento da área de trabalho e um braço ajustável com uma câmera, o “Olho”, montado na parte superior do Zeux para observar os trabalhadores que estão perto e ainda todo o entorno da máquina. “Mesmo quando não estiver rodando nas estradas, a carregadeira Zeux da Volvo interage com os trabalhadores do canteiro de obras. Criamos recursos e funções que torna essa interação humano-máquina a mais segura e intuitiva possível”, diz Andrew Woodman, gerente sênior de design do Grupo Lego®.

LEIA MAIS  Volvo admite possibilidade de recall de caminhão por falha na emissão de gases

A Zeux é o resultado de um evento informal e divertido de desenvolvimento para inspirar as equipes de design da Volvo CE e da Lego® Technic em 2016. O grupo contou inclusive com a participação de crianças. O trabalho evoluiu gradualmente para um conceito totalmente novo de carregadeira autônoma. “O modelo pode parecer futurista agora, mas máquinas de construção elétricas, conectadas e autônomas já começam a ser uma realidade”, observa Rinaldo.

A Lego® Technic é uma submarca do Grupo Lego, companhia escandinava reconhecida mundialmente há 40 anos por seus modelos em miniatura tecnicamente avançados e inovadores. A Lego® Technic já desenvolveu e lançou dois modelos réplicas de máquinas Volvo: a escavadeira de rodas EW160E e a carregadeira de rodas L350F. A Volvo CE e a Lego® Technic compartilham os mesmos valores quando se trata de exigências de qualidade e usabilidade e, ao mesmo tempo, ampliam os limites da criatividade e funcionalidade. “Foi muito estimulante ajudar a Volvo CE desenvolver o que poderia ser o futuro das máquinas de construção”, lembra Woodman.

LEIA MAIS  Cenário para demanda de caminhões faz Volvo melhorar previsões





Deixe sua opinião sobre o assunto!