Dicas para evitar o roubo de cargas




Algo que amedronta os comerciantes e empresas de meio de transportes é o roubo de carga, já que este causa prejuízos para muitas empresas. Mas como fazer para evitar esse tipo de roubo tanto durante o transporte da carga quanto ao local de armazenamento, que também sofre com furtos? Anote algumas dicas!

Como evitar o roubo de cargas

Se você já sofreu ou não algum roubo e está querendo evitar que isso volte a acontecer com a sua carga, veja abaixo algumas dicas que podem te privar desse trágico acontecimento.

  1. Não dê informações

A princípio de tudo, é importante que você não dê informação sobre o transporte que você irá fazer e até mesmo sobre o que está armazenado no seu estoque, bem como a quantidade de produtos, o local do armazém e outros fatores que possam despertar o interesse de alguém e lhe dar conhecimentos para que se possa fazer um roubo.

Não diga qual é o seu trajeto, o local de destino, o que você está carregando e quanto tempo de viagem. Com essas informações, os ladrões ficam mais preparados e mesmo que você não fale diretamente a ele, as informações podem “voar” até aos ouvidos do meliante.

  1. Faça variações nas rotas

Nunca siga um único padrão de rota para as entregas! Os furtadores podem ficar observando e perceber que você faz sempre o mesmo caminho ao realizar suas entregas. Portanto, prefira variar a rota, mesmo que o caminho fique um pouco mais longo, o tempo percorrido e o combustível não sairão mais caro do que uma carga roubada e o risco de vida a que você fica exposto.

  1. Verifique as condições do veículo em cada parada nos postos das estradas
LEIA MAIS  Dons da estrada

É importante que você verifique se está tudo certo com a mecânica do caminhão antes de sair pela estrada novamente. Verifique os freios, o motor, parte elétrica, pneus, embreagem e outros fatores que possam fazer com que você pare no meio da estrada correndo ainda mais risco de ser assaltado.

  1. Prefira viajar durante o dia

Opte por viajar sempre durante o dia, já que é mais seguro. Além de você ter mais visibilidade na estrada, podendo ver quem está por perto e evitar acidentes, durante o dia os índices de criminalidade são menores.

Se tiver de fazer alguma entrega durante a noite, tente ir junto com outros caminhoneiros de confiança para que vocês possam estar unidos garantindo a proteção de todos.

  1. Faça paradas dentro das cidades

Evite parar em postos de abastecimento que ficam na beira das estradas para dormir, pois geralmente esses postos são mais desertos e menos confiáveis. Certamente você passará por várias cidades e o ideal é você entrar para abastecer em seus postos e descansar.

  1. Não dê carona e nem pare para prestar socorro
LEIA MAIS  Mercedes-Benz contrata 150 funcionários para fábrica em Minas Gerais

Você deve ficar esperto às pessoas que ficam na beira da estrada pedindo carona ou acidentes que aconteçam e que você queira prestar socorro. Por mais grave que o acidente seja, nunca pare e mesmo que seja uma criança pedindo carona, continue andando e informe as autoridades para que possam se responsabilizar com os fatos ocorridos.

Saiba que os bandidos estão cada vez mais utilizando de artimanhas para roubar cargas, inclusive, usando crianças para isso. Se você parar para socorrer alguém ou dar carona, pode correr o risco de cair em uma das estratégias usadas por eles para conseguir roubar a sua carga. Fique esperto!

Além de seguir todas essas dicas, contrate um seguro para transporte de cargas. Assim, você fica muito mais protegido e pode contar com a seguradora para te socorrer, se precisar.

Por: Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org.

 

 

 




Deixe sua opinião sobre o assunto!