Decisão do STF sobre a tabela de fretes causará nova greve de caminhoneiros




Caminhoneiros de todo o Brasil já se articulam para iniciar uma greve em todo o território nacional no próximo dia 10/12. A greve em todo o país deve começar na segunda e se estender até que a decisão seja revertida. Ainda não há confirmação dos pontos de bloqueio.

Os caminhoneiros já articulavam uma greve para o dia 22 de janeiro, para exigir o cumprimento da tabela de fretes, que vinha sendo descumprida por meio de decisões judiciais. Outras empresas se negavam a pagar os valores de frete de acordo com a Política dos Preços Mínimos para o Transporte Rodoviário de Cargas, e ainda coagiam os motoristas para aceitarem as ofertas abaixo do valor correto.

A tabela de fretes, como é chamada, foi derrubada após uma decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que impede a ANTT de multar as empresas que descumprem o tabelamento. A decisão atendeu ao pedido da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA.

LEIA MAIS  Transportes Marvel fará seleção presencial de novos motoristas em Chapecó-SC

A fiscalização da ANTT, com as multas, era a única forma de garantir o cumprimento da lei da tabela de frete. As multas partiam de fiscalizações nas rodovias e denúncias feitas por caminhoneiros por meio da Ouvidoria da ANTT.

Os caminhoneiros interagem por meio das redes sociais, principalmente grupos no Facebook e Whatsapp, onde trocam mensagens afirmando que a nova greve irá ser feita. A imagem abaixo acompanha as publicações.

Em maio, uma greve, que começou a ser divulgada entre os motoristas pelas redes sociais, parou praticamente todos os setores do país. A Política de Fretes Mínimos foi uma das exigências dos caminhoneiros, aprovada inicialmente como medida provisória, foi convertida em lei em Agosto.

30 comentários em “Decisão do STF sobre a tabela de fretes causará nova greve de caminhoneiros

  • 10/12/2018 em 19:39
    Permalink

    Quanto custava mesmo o litro do óleo diesel em 2014 e 2015. Com aquele governo “ladrão”. Agasolina eu me lembro era na faixa de $:2,70 .

    Resposta
  • 07/12/2018 em 23:22
    Permalink

    Bem eu sou totalmente a favor da paralizacaodos caminhoneiros chega o que estão fazendo com a gente e totalmente um absurdo se é nos que fazemos tudo funcionar se pararmos e um colapso total em todos os setores. Não podemos ser tratados como se fôssemos um nada sermos humilhados maltratado nas empresas. Chega fora stf e greve urgente.

    Resposta
  • 07/12/2018 em 22:38
    Permalink

    Eu acho que devia ser a paralisação em Brasília e lá que fica os idiotas que faz a lei e não cumpri e eles que prejudica os trabalhadores

    Resposta
  • 07/12/2018 em 21:05
    Permalink

    Paz e segurança é o que todo cidadão espera deste gigante que é chamado de Brasil.
    Acontece que esse Brasil que é tudo de bom e de melhor de sua riqueza, apenas alguns tem este privilegio.
    porque a massa trabalhadora, só fica vendo a banda passar. Portanto, quando é para beneficiar os ministros do supremo tribunal Federal com relação ao aumento, eles combinam e tudo se resolve. Vejo essa atitude do ministro concedendo uma liminar suspendendo a multa das empresas seria de fato uma afronta a todos os brasileiros, que passaram aquela situação de paralisação dos caminhoneiros.
    E também contra a própria lei elaborada e concordada pelas casas legislativas Câmara Federal e Senado.Por isso, e muito mais, nós do SINDITAC – MAR do Ceará apoia qualquer decisão da categoria dos caminhoneiros.

    ” como disse o vice presidente MOURÃO estamos pronto para assumir.”

    Qual seja a decisão estaremos juntos.

    José Augusto Eloy Júnior
    SINDITAC – MAR

    Sindicato dos transportadores autônomos de cargas de Maracanaú e região metropolitana.

    [email protected]
    85-9-8669-3234 whatsapp

    Resposta
  • 07/12/2018 em 21:01
    Permalink

    Manda o Fux e toda a população ir buscar as mercadorias que usam em casa no carro dele de passeio, e pelo belo aumento salarial recebido recentemente deve ser um ótimo carro, pq no meu caminhão com esses fretes de merda não entra mais nenhum palete de carga!

    Resposta
  • 07/12/2018 em 20:04
    Permalink

    E ai mais uma x a população vai tomar no fiofo.
    Lá vem exploração

    Resposta
  • 07/12/2018 em 18:50
    Permalink

    Acho que devemos aderir a nova greve
    Pois o acordo não edte sendo cumprido
    Não devemos nos retroceder mais lutar
    Para que possamos trabalhar
    Só isso trabalhar.

    Resposta
  • 07/12/2018 em 18:11
    Permalink

    E uma verdadeira vergonha o que querem pagar os valores dê frete que se torna em despesas de estrada mal sobra para comer

    Resposta
  • 07/12/2018 em 17:34
    Permalink

    na década de 80, o governo aliás com o dinheiro do povo foi obrigado a pagar o preço mínimo pelo grão que eles não tinha p quem vender.mais eles tinha o dinheiro pra lobista concegui no congresso etc.. será que os advogados do sindicato não tem argumento p derruba essa suspensão desse ministro Deus aliás os Deuses .isto é comédia

    Resposta
  • 07/12/2018 em 17:27
    Permalink

    lamentável que a única solução pra categoria era essa .mais essa uma decisão de quem não tem menor necessidade ,não sabe a dificuldade de manter sua família .faz ou toma essa atitude cruel p categoria , esquecerao que os produtores obrigaram o governo a pagar o preço mínimo pelo saco de grão quando eles não tinham p quem vender .i aí ?

    Resposta
  • 07/12/2018 em 16:12
    Permalink

    O STF agora acha que pode mandar no pais? Aumenta seus salarios por conta propria em mais de 20% e temos que engolir. Todas as profissoes tem piso salarial porque os caminhoneiros NAO? Estes Folgados deveriam ser comissionados e so receber por produçao para desenrrolar o judiciario Brasileiro.QUERO VER AGORA BOLSSONARO! SE VC É MAXHO MESMO OU TEREMOS QUE PARAR O BRASIL DINOVO

    Resposta
    • 07/12/2018 em 20:35
      Permalink

      Walber, você e lerdo, é? Nao percebe que e Bolsonaro mesmo que mexeu os pauzinhos pra melar a tabela?
      Pra você entender: Esse governo é extremamente liberal. É um governo para 35% da população. O restante vai trabalhar para que esses 35% enriqueça ainda mais, as custas dos que trabalham.
      O governo que buscava manos desigualdade não nós pertence mais.

      Resposta
      • 07/12/2018 em 20:53
        Permalink

        Vc e doente da esquerda? O país tá assim por culpa do último governo, retardado politico!!!

  • 07/12/2018 em 15:25
    Permalink

    Tem q cobrar mesmo a tabela ….chega de trabalhar de graça pra empresários que só pensa neles. 10/12 tmj.

    Resposta
  • 07/12/2018 em 14:55
    Permalink

    Somos todos CAMIONEIROS uma merda.Eu quero que eles se explodam. Esperem o COISO assumir que ele vai resolver toda essa MERDA.

    Resposta
    • 07/12/2018 em 15:18
      Permalink

      O seu busta,eu só quero te dizer! quando você está dormindo esses eroi como eu só caminhoneiro está cortando o Brasil para abastecer tudo que você usa em mercado.ate o papel que você limpa o rabo e transportado por caminhoneiro.e você vem com essa meu amigo.
      Você deveria pensar o que fala,o que diz referente a toda categoria pois só quem vivi na estrada sabe o que passamos.
      Se o Brasil para novamente no dia 10/12/18 pessoas como você e outras que critican os motoristas vai sentir na pele a irpoimportâ do transportes terrestres no Brasil.

      Resposta
      • 08/12/2018 em 00:14
        Permalink

        Alex concordo em todos os sentidos com os seus dizeres, não sou caminhoneiro, porém vivo da estrada também, sou motorista da saúde, não temos hora, nem dia para trabalhar, porém fazemos muito mais horas do que nos pagam, mas não podemos reclamar, agora a verdade é a seguinte, sem o caminhão o Brasil para, estamos juntos e misturados, um abraço a todos os irmãos da estrada…

    • 07/12/2018 em 16:13
      Permalink

      Tem que estudar mais , burrito…

      Resposta
      • 07/12/2018 em 20:10
        Permalink

        Não liga não ele deve ter levado chifre de caminhoneiro, por isso tá bravinha.

    • 07/12/2018 em 19:16
      Permalink

      Quando acabar a comida da sua casa, gasolina do teu carro e o absorvente da puta da tua mulher, ai vc dara valor ao caminhoneiro!

      Resposta
      • 07/12/2018 em 20:56
        Permalink

        Vai nada, sabe porque, caminhoneiro e o restante do país não aguenta pressão e aceita tudo, fica queto e aceita.

  • 07/12/2018 em 12:54
    Permalink

    FISCALIZAR AO PREÇO DA PETROBRAS ÁS DISTRIBUIDORAS,E TAMBEM NO CAMINHO ATÉ A BOMBA,POIS NAO FOI REPASSADO OS OS PREÇOS NA SUA TOTALIDADE.PULVERIZAR A DISTRIBUIÇÃO PARA QUE HAJA MAIS DISTRIBUIDORES E NÃO SÓ AS 3 QUE DOMINAM TODO O MERCADO DO BRASIL.
    A GREVE SÓ TRARÁ PREJUIZOS A TODOS,PARECE ORQUESTRADA PARA QUE PREJUDICAR O NOVO GOVERNO BOLSONARO,VAMOS AGUARDAR AS MEDIDAS QUE VÃO SER TOMADAS E DEPOIS NEGOCIAR.
    GREVE É COISA DE PERDEDORES QUE NÃO QUEREM O BEM DO BRASIL!
    NOTICIAS FAKE DE SITES COMUNISTA!!!

    Resposta
    • 07/12/2018 em 14:57
      Permalink

      Mas quando eles pararam pedindo o impichiman da Dilma tu gostou né, SEU bosta.

      Resposta
      • 07/12/2018 em 16:12
        Permalink

        Deixa de ser burro

    • 07/12/2018 em 20:40
      Permalink

      O fim da tabela é coisa arranjada desse governo eleito. Alguém tem dúvida?
      Já acabou com o ministério do trabalho, vai acabar com ferias,13° e seguro desemprego. Segundo eles isso e coisa de comunistas.

      Resposta
      • 07/12/2018 em 21:59
        Permalink

        Eita

      • 07/12/2018 em 22:00
        Permalink

        idiotas,o Novo.presidente,nao e culpado dê Nada.Deixm de ser retardados.Vc do pode ser,esquerdista,maldito que deixou nosso pais,no ginfo do abismo,de tanto roubar.

      • 07/12/2018 em 22:20
        Permalink

        Eita demoraram entender as coisas o foco mudou agora adeus ze povinho.

Deixe sua opinião sobre o assunto!