Volvo deixa motores D11 e D13 ainda melhores e mais econômicos na Europa




A Volvo acaba de apresentar na Europa uma série de atualizações para os motores D11 e D13, que equipam os modelos FH, FM e FMX na Europa. As atualizações atendem à nova norma Euro 6 Etapa D, que é ainda mais rigorosa quanto às emissões. Com todas as melhorias, os motores estão mais econômicos e emitem menos poluentes.

“Com o combustível sendo cerca de um terço dos custos dos transportadores, continuamos a criar melhorias para encontrar novas formas de reduzir o consumo de combustível nos nossos caminhões”, afirma Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks. “Desta vez, uma combinação de pequenas melhorias permite economias de custo significativas para nossos clientes sem comprometer o desempenho ou a produtividade”.

O novo regulamento Euro 6, Etapa D, visa garantir que os veículos estejam em conformidade com os padrões de emissões em operações normais de uso. Os passos da Volvo Trucks para cumprir o padrão mais rigoroso de emissões incluem o novo software para motores e o aprimoramento do revestimento no sistema de exaustão após o tratamento.

O motor diesel D13 atualizado também usa um novo tipo de óleo de baixa viscosidade VDS-5 e anéis de pistão novos que reduzem o consumo de combustível e a fricção interna. Além disso, o motor de 500 cv economiza ainda mais combustível tendo uma taxa de compressão mais alta que as variantes de 460 e 420 cv.

O software I-See baseado em mapa usa dados de mapa para visualizar a topografia da rota e cuida da seleção de marchas, aceleração e frenagem do motor. Ele foi projetado para utilizar a inércia do caminhão da melhor maneira possível e foi aprimorado com várias atualizações, como uma nova estratégia de seleção de marchas e desbravamento seletivo que permite um uso mais eficiente da função I-Roll de roda livre, ou banguela assistida.

“Essas atualizações vão ajudar nossos clientes a permanecerem no topo do novo regulamento de emissões, melhorando a eficiência de consumo de combustível dos nossos caminhões Volvo FH, FM e FMX”, diz Claes Nilsson.

Os novos motores atualizados estarão disponíveis para pedidos a partir do final de dezembro de 2018.