Caminhão autônomo T-Pod começará a rodar em vias públicas




A Einride é uma empresa sueca que desenvolveu o T-Pod, um caminhão elétrico totalmente autônomo e sem cabine, que é basicamente um motor, chassi e eixos com um baú em cima. Não há espaço para um motorista. Agora o modelo recebeu autorização para inicio de testes em uma via pública fechada.

Desde novembro o caminhão é testado com sucesso em uma operação da DB Schenker, uma das maiores empresas de logística da Europa. Agora, para ampliar o teste, a Einride conseguiu uma aprovação da Agência de Transportes da Suécia, para que o caminhão possa rodar entre um armazém e um terminal, em uma área industrial, onde a velocidade é baixa e o trânsito mais controlado que em uma estrada aberta.

Esse é um primeiro passo para saber como o caminhão se comporta em uma rota com outros veículos, conduzidos por pessoas. O teste deverá começar em meados de abril, e poderá continuar até dezembro de 2020.

“Os caminhões autônomos serão cada vez mais importantes para o setor de logística. Juntamente com a Einride, agora podemos introduzir caminhões autônomos totalmente elétricos em um fluxo contínuo em uma via pública – um marco na transição para o sistema de transporte do amanhã”, diz Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.

Recentemente, no Mobile World Congress, a Einride apresentou um sistema para controle remoto do caminhão. O operador do veículo, que estava em Barcelona, na Espanha, podia dirigir o caminhão na Suécia, em uma via fechada. O sistema usa tecnologia avançada de telecomunicações 5G, mais confiável e configurável.

O T-Pod ainda não tem previsão de ser lançado oficialmente no mercado.




Deixe sua opinião sobre o assunto!