Trator JCB com mais de 1.000 cv quebra recorde de velocidade

Um trator JCB Fastrac 8000 modificado quebrou o recorde britânico de velocidade para tratores, atingindo incríveis 166,72 km/h. A máquina foi desenvolvida pela JCB em parceria com uma empresa ligada à equipe Williams de Fórmula 1.

O trator está longe de ser original. Perdeu o motor 8.4 diesel, com 335 cv e torque de 147 kgfm, e recebeu um novo, 7.2, com seis cilindros em linha, com potência total de 1.000 cavalos e torque de 255 kgfm. O câmbio original, CVT, foi trocado por um automático de seis velocidades da ZF. O peso total da máquina é de 11.500 kg.

Além das modificações mecânicas, o trator recebeu uma série de mudanças aerodinâmicas. Essas peças foram desenvolvidas pela empresa Williams Advanced Engineering, que trabalha com a equipe Williams de Fórmula 1.

O tratorzão foi pilotado pelo piloto e apresentador de TV Guy Martin, no aeroporto de Elvington, próximo à cidade de York, na Inglaterra.

A JCB irá usar a experiência para desenvolver tecnologias para deixar os tratores mais rápidos na estrada, mas que continuem fazendo seu trabalho no campo normalmente.

Todo o processo de construção e quebra do recorde foi filmada e logo irá ser transformada em um documentário, com previsão de lançamento no final desse ano.