Volvo atualiza software de motores para reduzir consumo




A Volvo Trucks apresentou seu novo software para os motores Euro 3, Euro 4 e Euro 5, batizado de Volvo Torque Assist, que se destina a reduzir o consumo de combustível mesmo se o controle de cruzeiro estiver desabilitado. De acordo com a montadora, a nova tecnologia permite uma redução de consumo de até 3%.

“Vimos que há uma necessidade de ajudar os motoristas a economizar combustível também quando o controle de cruzeiro não pode ser usado. O I-Cruise, nosso controle de cruzeiro inteligente, ainda é a melhor maneira de otimizar o consumo de combustível, mas às vezes pode não ser aplicável. Desta forma, podemos ajudar o condutor a reduzir os custos de combustível em tais situações de condução”, afirma Peter Hardin, diretor de gestão de produtos da Volvo Trucks.

O Volvo Torque Assist foi desenvolvido para proporcionar uma condução mais eficiente no consumo de combustível, adaptando o torque e a aceleração do caminhão à topografia da estrada, peso da carga e velocidade. A função só é ativada quando o controle de cruzeiro estiver desligado.

O motor também passa a evitar giro excessivo, usando um sistema que para de injetar combustível extra nos cilindros depois que a faixa verde do conta-giros é ultrapassada.

Até o pedal do acelerador foi recalibrado, com menos sensibilidade, o que cria uma evolução da aceleração e ganho de torque mais suave.

O grande ganho no consumo de combustível acontece com motoristas menos qualificados, já que o caminhão reduz o consumo sozinho, sem que o motorista tenha recebido treinamento de direção econômica.

Essa tecnologia já estava disponível nas versões Euro 6 dos caminhões Volvo desde o início do ano, e a partir de agora, estará disponível em todos os mercados em que a montadora atua.