Novo Volvo FM – Conheça em detalhes

por Blog do Caminhoneiro

A Volvo apresentou na última semana, na Europa, sua nova geração de caminhões pesados, com os modelos FH, FH 16, FM e FMX. O novo Volvo FM ganhou nova cabine, mais espaçosa, com mais visibilidade para o motorista e mais tecnologia.

“Espaçoso e com visibilidade excepcional, o novo caminhão para serviço pesado Volvo FM foi projetado para ser o melhor local de trabalho sobre rodas em todos os segmentos”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

“Os motoristas são um dos ativos mais importantes do setor de transporte”, continua Roger Alm. “Com o novo Volvo FM, estamos introduzindo uma ferramenta de trabalho versátil, que também é um refúgio de conforto, permitindo que nossos clientes atraiam e retenham os melhores motoristas que manterão suas operações em movimento com sucesso”.

Para ampliar a visibilidade do motorista, o novo Volvo FM ganhou portas com linhas mais baixas, novos retrovisores e uma câmera na lateral direita, que praticamente acaba com os pontos cegos do motorista.

Assim como a cabine do FH, a nova cabine do FM recebeu novas colunas A, mais retas, que oferecem um metro cúbico extra de espaço na cabine para o motorista.

Por dentro, o caminhão tem um novo painel, com mais áreas de armazenamento, novas cores, mais agradáveis e uma tela com todas as informações do veículo, de 12 polegadas, instalada no lugar do velocímetro. Nessa tela, o caminhoneiro pode escolher entre quatro visualizações diferentes, com várias informações distintas sobre o caminhão.

Além dessa tela, o caminhão pode receber outra, de 9 polegadas, para entretenimento, GPS, informações do caminhão e da carga e o monitoramento da câmera. Essa tela pode ser comandada por voz, por toque ou pelo botões do volante.

A nova cabine também pode ser equipada com um beliche como opcional, e tem mais espaços para armazenamento para os pertences do motorista. Sair do banco do motorista para a cama ficou mais fácil, já que o novo seletor do câmbio I-Shift ficou menor e mais ergonômico. A cabine também recebeu novo isolamento reforçado, que reduz ruídos e as mudanças de temperatura dentro da cabine.

Além do novo visual, a cabine ficou mais aerodinâmica que a versão anterior, e recebeu os novos faróis em V.

O caminhão conta também, assim como seus irmãos maiores, com o controle de cruzeiro em declive, que segura o caminhão, mesmo carregado, em descidas, e também passa a contar com o novo controle de cruzeiro adaptativo, que funciona em qualquer velocidade.

O novo FM pode receber motores a diesel ou gás natural, que pode reduzir as emissões em até 90%. Os motores disponíveis para a nova versão do FM são o Volvo D11K, D13K e G13C, a gás.

As duas primeiras opções, a diesel, tem potências de 330, 380, 430, 460 cavalos na versão de 11 litros, ou 420, 460, 500 cavalos de potência na versão de 13 litros. O motor G13C tem potências de 420 ou 460 cavalos.

O FM pode receber cabine simples, estendida teto baixo, leito teto baixo, leito, Globetrotter e também a versão Crew Cab, com duas fileiras de assentos.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário