Volvo FMX ganha nova cabine e suspensão traseira mais reforçada

por Blog do Caminhoneiro

A Volvo Trucks apresentou na Europa, na última semana, a nova geração do Volvo FMX, com uma cabine totalmente nova, mais capacidade de carga e novos recursos de segurança. Para operações mais exigentes, o veículo pode ser equipado com eixo dianteiro para cargas de até 20 toneladas e truque traseiro para 38 toneladas.

“Nossos clientes da indústria da construção estão enfrentando demandas cada vez maiores para melhorar em áreas como sustentabilidade, eficiência de custos, segurança e produtividade”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Com o lançamento do novo Volvo FMX, estamos demonstrando nosso compromisso em apoiar esses clientes, criando caminhões robustos e serviços inovadores para ajudar a tornar suas operações mais fáceis, seguras e lucrativas”.

A principal mudança do novo FMX é a cabine, a mesma que equipa o novo modelo FM, derivada do FH. O que diferencia a cabine do FMX do FM rodoviário é a robustez. Projetada para suportar as condições mais severas de operação, a nova cabine do FMX tem parachoque reforçado, protetor de faróis, e espelhos retrovisores mais simples, para baratear a manutenção.

“O novo Volvo FMX foi projetado para oferecer uma combinação superior de agilidade e durabilidade”, explica Ismail Ovacik, designer-chefe do exterior da Volvo Trucks. “A cabine completamente nova inclui uma seção frontal com peças robustas facilmente substituíveis, protetores de faróis e novos faróis de LED em forma de V. Para facilitar a entrada ou saída de motoristas, desenvolvemos novos degraus antiderrapantes”.

Por dentro, a nova cabine oferece mais espaço de armazenamento e conforto para o motorista. Conta também com um painel completamente novo, semelhante ao da versão rodoviária, e também tem a tela no lugar dos mostradores, de 12 polegadas, com quatro tipos de visualizações diferentes. O painel também pode ser equipado com outra tela, de 9 polegadas, com informações de entretenimento, GPS, informações do transporte e monitoramento da câmera que pode ser instalada na lateral do veículo, para reduzir os pontos cegos.

Para facilitar a operação do veículo em qualquer situação, o novo FMX conta com um novo seletor de tração, para ligar e desligar o bloqueio de diferencial, com informações que são mostradas na tela do painel.

O volante também é regulável, para aumentar o conforto do motorista.

Falando em robustez, o novo FMX recebeu novos eixos, nova suspensão e sai de fábrica com uma capacidade máxima de tração para 150 toneladas. Na parte dianteira, a nova suspensão pneumática permite cargas de até 20 toneladas para os FMX equipados com dois eixos direcionais.

A suspensão traseira foi reforçada, podendo receber cargas de até 38 toneladas sobre ela. Esse foi o grande mote do vídeo de apresentação dos caminhões, que formaram uma torre de 15 metros.

O modelo também conta com o controle de cruzeiro adaptativo, que funciona em qualquer velocidade, e o controle de cruzeiro para declives, que segura o caminhão, independente da carga e do ângulo da descida, da melhor forma possível, evitando o ganho de velocidade.

O FMX também conta com aviso de colisão, freio de emergência, controle de estabilidade, a nova direção dinâmica Volvo, e as tecnologias Lane Keeping Assist e Stability Assist estão disponíveis com opcional.

Caso a operação seja muito perigosa, o teto do caminhão pode receber uma escotilha de aço, mais reforçada, mas que pode ser usada como saída de emergência em caso de sinistros.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário