Qual a hora certa para trocar de caminhão? Veja dicas importantes!

por Blog do Caminhoneiro

Quem é caminhoneiro sabe que o caminhão é muito mais do que um veículo. Ele é a ferramenta de trabalho e é um investimento sobre rodas.

Com o uso constante, os caminhões estão sujeitos a desgastes e problemas mecânicas diversos. Por isso, é importante reconhecer quando o caminhão atual não atende às necessidades do seu trabalho e precisa ser trocado.

Motivos que indicam a hora certa para trocar de caminhão

O caminhoneiro atento percebe os sinais de que seu veículo não entrega mais o mesmo desempenho de antes. Mas, além desses indícios de natureza mecânica, existem outros motivos que podem te levar a perceber que está na hora certa para trocar de caminhão.

Nesse post, daremos dicas importantes tanto sobre os sintomas que seu caminhão pode apresentar, quando outras mudanças e objetivos que podem fazer com que a troca seja a melhor escolha.

Aumento nos gastos

Com a rotina de trabalho pesada que exige muito do veículo, caminhões estão sujeitos a gastos diversos — consumo de combustível, manutenção preventiva e corretiva, reposição de componentes, entre outros — dos quais não se pode fugir.

Porém, se o valor relacionado aos gastos aumentou significativamente, saiba que esse é um indicativo de que chegou a hora certa para trocar de caminhão.

Dessa forma, atente-se a fatores como:

  • Mau funcionamento recorrente envolvendo as mesmas peças;
  • Baixo aproveitamento do combustível, o que gera maior consumo e gastos com abastecimento;
  • Aumento de visitas à oficina mecânica;
  • Gastos com reparos estão superando ou diminuindo o lucro obtido com os fretes;
  • Vazamentos de fluídos lubrificantes e de óleo;
  • Excesso de fumaça proveniente do escapamento.

Caso seu veículo apresente alguns desses problemas, avalie a possibilidade de troca.

Queda no desempenho

A baixa performance do caminhão pode gerar inseguranças e transtornos na rotina de trabalho. Além disso, a diminuição do rendimento costuma desencadear problemas como os que abordamos acima.

Notou que o seu veículo não atinge mais a velocidade que deveria? Ou que não apresenta a mesma economia de combustível de antes? Atente-se a questões como essas, pois veículos que não fornecem o desempenho esperado são fortes candidatos à substituição.

Contratação de seguro

O constante deslocamento pela estrada expõe o caminhoneiro e seu companheiro de trabalho a muitas situações perigosas. Dentre elas, é comum a preocupação com casos de roubo e furto.

Caso planeje adquirir um seguro para investir na segurança ao trabalhar, a hora certa para trocar de caminhão pode ser essa, visto que trocar o caminhão por um modelo mais novo facilitará o processo.

Conseguir um seguro para caminhões antigos é uma tarefa custosa em vários sentidos, pois pode ser complicado encontrar uma seguradora que aceite o veículo e arcar com as despesas do seguro para esse perfil de caminhão.

Isso acontece porque veículos com muitos anos de uso têm maior chance de demandar contratação de mão de obra especializada, reposição e reparos de peças — que, muitas vezes, não são de fácil acesso no mercado.

A seguradora considera essas características como riscos e pode recusar o caminhão. Nos casos em que o veículo antigo for aceito, os valores do seguro tendem a ser elevados, em relação aos modelos mais novos, para compensar o risco que a seguradora julga estar assumindo.

Quando o veículo é mais novo, a situação é diferente. Os preços das apólices tendem a ser mais acessíveis e é possível, dependendo da seguradora, negociar a redução do valor e a adição de garantias na apólice, já que o veículo novo terá menores chances de precisar ser reparado.

Você pode verificar alguns exemplos de valores do seguro de caminhão para ter uma base, mas para saber o valor exato é preciso fazer uma cotação personalizada.

Adequação ao mercado de trabalho

É possível que seu veículo apresente bom funcionamento, mas que não esteja apto para desempenhar determinadas tarefas e assumir certos trabalhos.

Por exemplo, se você deseja aceitar fretes envolvendo cargas maiores, trocar o caminhão atual por outro com maior compartimento de carga irá aumentar as possibilidades de serviços.

O mesmo vale para quem pretende transportar mercadorias que requerem veículos específicos e para aqueles que buscam um veículo que possua tecnologias atuais que deixarão seu caminhão mais atrativo na visão das transportadoras.

Por isso, o desejo de se adequar às demandas do mercado de trabalho também indica que está na hora certa para trocar de caminhão

Atenção às finanças

Avaliar suas condições e mudanças na área financeira é um aspecto central para saber qual é o momento ideal para realizar a troca. Afinal, o caminhão é um investimento e substituí-lo demandará que mais capital financeiro seja investido.

Portanto, utilize nossas dicas para auxiliar na decisão e faça a avaliação do que é mais vantajoso de acordo com a situação financeira na qual você se encontra.

Com essas recomendações você vai saber quando estará na hora certa para trocar de caminhão. Assim, vai poder se planejar e investir no futuro de seu trabalho.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário