Setembro tem início com etapas simultâneas da 29ª Gincana do Caminhoneiro

por Blog do Caminhoneiro

A missão de rodar 27 mil km em dez meses – de junho deste ano a março de 2021 – para levar saúde, cuidados pessoais e experiências transformadoras aos transportadores rodoviários de carga segue na pauta da organização da 29ª Gincana do Caminhoneiro, maior ação itinerante das estradas brasileiras para esse universo de profissionais, tão carente de atenção.

Nesta temporada, em decorrência da parceria com os postos da Rede Siga Bem da Petrobras – que, juntamente com a IVECO, patrocina a ação – serão realizadas 90 etapas, permitindo que a Gincana do Caminhoneiro chegue cada vez mais perto do estradeiro e, ao mesmo tempo promova atendimento em regiões distantes e longínquas do país.

É o que vai acontecer nos dias 1 e 2 de setembro! Enquanto uma comitiva se instala no Posto Rota do Sul, no km 213, da BR 386, em Tio Hugo/RS, a outra equipe estará a quase três mil km de distância, iniciando também atendimento aos caminhoneiros de passagem pela cidade de Alagoinhas/BA, no Posto 5 Estrelas, situado no km 108 da BR 101.

Ao chegar na etapa da Gincana do Caminhoneiro, o ‘herói da estrada’ é recebido sob os mais rigorosos protocolos para impedir o contágio e a disseminação do Coronavírus e é orientado sobre a necessidade do uso correto da máscara (que virou acessório indispensável nos dias de hoje), assim como o hábito de lavar as mãos frequentemente e usar álcool gel, além da importância do distanciamento social e da higienização de pontos da boleia e do caminhão, que podem ser suscetíveis à contaminação.

A temperatura do caminhoneiro é aferida e ele é convidado a passar pelo circuito da saúde, com testes de glicemia, checagem da pressão arterial, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade), tudo com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Após passar pelo atendimento de saúde, o caminhoneiro pode se dirigir à pista montada na arena, onde um instrutor o aguarda para reforçar a conduta que deve ser adotada a cada parada, demonstrando os principais pontos que devem ser higienizados na boleia.

Depois disso, ele poderá mostrar sua habilidade no volante no percurso do slalom, fazendo zigue-zague entre cones para completar o trajeto no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

Para participar das etapas da 29ª Gincana do Caminhoneiro, o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E. Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R﹩ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Em sua segunda fase – que vai da 19ª a 36ª etapa -, a 29ª Gincana do Caminhoneiro vai classificar mais um profissional do volante na cidade de Tio Hugo e mais um em Alagoinha. No total, serão 18 caminhoneiros, que estarão reunidos na segunda semifinal do evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, em Santo Estevão/BA, para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector zero km.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!