Venda de caminhões elétricos deve explodir até 2025

por Blog do Caminhoneiro

Uma realidade nas estradas de muitos países que começou a chegar aos pouquinhos são os caminhões elétricos. Apesar da maioria das unidades que rodam no mundo ainda estarem em testes para amadurecimento da tecnologia, eles vão crescendo em vendas aos poucos.

E as vendas devem explodir em 2025. A previsão foi feita pela Consultoria Wood Mackenzie, dos Estados Unidos, que afirmou que devem chegar às estradas norte-americana mais de 54 mil caminhões elétricos até 2025. Hoje existe cerca de 2 mil caminhões elétricos circulando nos Estados Unidos.

Além da venda de caminhões, outro negócio que vai florescer são os pontos de recarga para esses veículos elétricos, que devem chegar para até 48 mil pontos de recarga no ano de 2025.

Os caminhões elétricos terão mais força no segmento de leves e médios, em rotas com menos de 450 km. Esse tipo de caminhão é o segundo que mais emite poluição no transporte de cargas, e a eletrificação do setor será crucial para redução das emissões de carbono.

A grande virada na venda de caminhões elétricos vai se dar, de acordo com a consultoria, pelo crescente interesse de transportadores e embarcadores na tecnologia, o que vai baratear os custos no médio prazo.

A entrada de outros modelos no mercado, como o Tesla Semi, com a promessa de custar o mesmo que um caminhão similar a diesel, e com uma autonomia de até 800 km também será importante para aumentar o interesse nos veículos elétricos.

Apesar da consultoria ter se baseado em dados do transporte nos Estados Unidos, a eletrificação no transporte de cargas é uma realidade mundial, com muitos resultado promissores na Europa, Ásia e também no Brasil, com montadoras e startups investindo alto na tecnologia.

Ou seja, tudo leva a crer que veremos caminhões elétricos aos milhares nas rodovias em poucos anos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário