CaminhõesCaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Governo Federal trabalha para reduzir impostos no valor dos combustíveis

A greve de caminhoneiros que quase ocorreu no dia 1º de fevereiro teve como um dos estopins principais os valores praticados pela Petrobras para o diesel, além da política de preços da estatal. Por isso, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, convocou uma reunião com ministros e com o presidente da Petrobras na última sexta-feira, para tentar conseguir formas de reduzir o valor final dos combustíveis para os consumidores, além de trazer mais previsibilidade para os consumidores.

“A política energética interessa o Brasil e a todos, não só aos caminhoneiros. Interessa a todos, e nós sabemos do peso do Estado na política energética. Quando falo Estado, falo do Governo Federal e governos estaduais. Vale lembrar que o preço dos combustíveis nas refinarias é um, e na bomba é mais do que o dobro desse praticado na refinaria. O que o Governo Federal busca fazer e vai buscar fazer, está cada vez mais com possíveis soluções à sua frente: reduzir os impostos federais em cima do combustível”, ressaltou o Presidente.

Uma das mudanças que foi proposta na reunião é a mudança da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), que passaria a incidir sobre o valor do combustível na refinaria, e não nas bombas, como acontece hoje.

“Nós pretendemos ultimar um estudo e, caso seja viável e juridicamente possível, nós apresentaremos ainda na próxima semana, fazendo com que o ICMS venha incidir sobre o preço do combustível nas refinarias ou um valor fixo para o álcool, gasolina e o diesel. E quem vai definir esse percentual ou valor fixo serão as respectivas assembleias legislativas”, explicou.

O presidente também disse que a população pede por maior previsibilidade quanto aos valores dos combustíveis. A governo também estuda uma redução na cobrança de PIS/COFINS nos valores do diesel, que hoje está em R$ 0,35 por litro, e é um valor fixo. De acordo com o presidente, cada centavo de redução no valor desse tributo criaria uma redução de R$ 800 milhões por ano em arrecadação ao governo, que, pela lei de responsabilidade fiscal, precisará ser reposta com a criação de um imposto novo ou majoração de outro imposto.

RECOMENDADO  Exame toxicológico: condutores que perderam o prazo têm mais 30 dias para não serem multados

“Todos sabem aqui que o ICMS é variável de estado para estado, e o que a população pede para nós é essa previsibilidade, repito, a exemplo do PIS/Cofins do diesel, 35 centavos que não é alterado desde 19 de janeiro, quando assumimos o Governo”, completou.

“Nós temos a obrigação, o Governo Federal, de se antecipar a problemas, e também proporcionar as melhores políticas para o bem-estar do nosso povo. Sempre baseados na transparência e na previsibilidade”, destacou Bolsonaro.

O presidente também publicou sobre o tema em suas redes sociais:

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

12 thoughts on “Governo Federal trabalha para reduzir impostos no valor dos combustíveis

  • Que greve? Quando? Onde?

  • ESSA POLÍTICA PREÇOS DA PETROBRÁS É SOMENTE PARA FAVORECEREM OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS E QUE SE DANEM OS BRASILEIROS É ISSO A VERDADE .SE ISSO CONTINUAR ASSIM , OS BRASILEIROS ESTÃO FALIDOS E EMPOBRECIDOS DA NOITE PARA O DIA A CURTO PRAZO. PS CAMINHONEIROS BRASILEIROS QUE NÃO ADERIRAM A GREVE , SERÃO OBRIGADOS A ADERIREM POR BEM OU MAL , VÃO QUEBRAR MESMO QUE NÃO VÃO DÁ CONTA DE SAIR DO LUGAR. PNEUS, MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO, ABASTECER, PEDÁGIOS ABUSIVOS, INDÚSTRIAS DAS MULTAS, IMPOSTOS ALTÍSSIMOS, DESPESAS DE REFEIÇÕES NAS ESTRADAS ETC.

  • Marcelo nunca existiu e nunca vai existir politica pro povão que venha da direita, somente a esquerda que luta por nós!
    Pesquise e verá!

  • Ademir não finja de inocente, tudo que o cara disse que ia fazer, ele está fazendo! Só para refrescar sua memoria, disse que ia acabar com os direitos trabalhistas e acabou. Disse que ia acabar com aposentadoria e a levou quase a falência!
    Disse que era melhor ter emprego e não ter direito, hoje nem emprego nem direito. Portanto você e os demais eleitores dele são culpados sim e nada de vir aqui lamentar!
    Não era só tirar a Dilma? Creio que você não estava satisfeito com o diesel a 2,79 e agora está só o dobro do preço!
    Vai colocar a faixa na frente de seu caminhão com os dizeres; Intervenção militar já!

  • Eu não quero viver em outro pais, o que eu quero é viver em outro Brasil sem esses capachos do “mercado” e covardes que tudo faz para a elite e nada faz para o povão! E fazer aminha eu sei que não funciona!

  • Muito bem Francisco, é isso mesmo.
    Ele tem um batalhão para enganar assim como esses que se dizem representantes dos caminhoneiros e fazem festas, sorteiam bens que não sabemos quem doa!
    Precisamos de voltar a refinar e não exportar, afinal não somos a OPEP e nosso salários s]ao em reais e não em dólar!

  • Para eu baixar imposto de qualquer coisa, […] eu tenho que compensar criando um outro imposto ou aumentando um imposto já existente. Então eu não tenho essa liberdade para diminuir a carga tributária como alguns querem”, disse.

    É Presidente o furo é mais embaixo….Não esqueça as promessas de campanha… Quer uma sugestão, pare de mandar petroleo cru pra fora e refina aqui no país. Governos anteriores produziam 70 % de refinados aqui e enviavam 30% pra fora, seu amigo TEMER, passou a fazer ao contrario e hoje 30% refina aqui e importa 70%, como é uma commodys e se baseia no Dolar…ja sabe né, o Sr. sabe o que esta acontecendo, tenta não enrolar, outra coisa, vc sabe que milhoes de Brasileiros depende do modal Rodoviario, agora o Sr. que fazer a BR DO MAR, coincidentemente foi vinculado em noticias que um de seus ministro Militar, momento antes de assumir a pasta, passou a ser sócio de uma empresa de construção de navio e de trasnportes de cabotagem…acho que isso não pode ser verdade ne?

  • E mais uma mentira vai ficar como sempre empurrando com a barriga e nos se lascando com esse preço absurdo do diesel nos que temos caminhões tamo ferrado bom está pra quem planta soja e pra quem cria boi

  • A saída pro Brasil é o aeroporto mesmo!

    Fiz a simulação de algumas etapas de processo de imigração para o Canadá dias atrás, no site do governo canadense.

    Eles prontamente responderam por e-mail a minha simulação e sugeriram a área de atuação certa para mim.

    Só mais um pouco e vou embora desta mherda chamada Brasil. País tão lindo, cheio de riquezas mas tem ladrão demais, assim não dá!

  • Ademir Pereira

    Votei no bolsonaro querendo tirar o PT, mas olha o que nós tornamos… O que achavamos que nós tornariamos com o PT. Daqui a pouco vou ter que vender e deixar o sonho para trás. Que ódio que me dá. Fomos manobra desses infeliz. Vou tocar a carreta em cima de uma desvrmaa dessas!

    Nos somos fortes juntos, podemos mudar isso.

  • Elegemos um grande picareta,votei nele pra tirar o pt do poder agora vou votar no pt pra tirar esse monstro. Ele só está preocupado em salvar sua família,vamos sofrer muito com esse pilantra ainda principalmente nós autônomos,pelo ou menos o governo do pt o petróleo subia com menos freqüências,é triste ver o pt de volta más é o que vai acontecer,parabéns Bolsonaro!

  • CELSON ULTCHAK

    QUEM ACRDITA EM BOLSONARO EU NAO ACREDITO ISSE SUSJEITO NAO PASSA DE UM PICARETA ELE QUER EMPURRARAR OS IMPOSTOS PARA OS ESTADOS NUNCA ACRDITEI E NAO ACRDITO NESTE PATERICO SUJEITO QUE SO FALA ASNEIRA NÃO SE TEM UM PLANO DE GOVERNO NADA NADA SO MENTIRA INAUGURA OBRAS DE OUTROS PRONTA NAO TEM NADA DE MELHOR NESTE GOVERNO NADA NADA.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading