A entidade afirma ainda que esses veículos maiores conseguem transportar mais cargas por viagem que as combinações de veículo padrão, podem oferecer uma solução mais rápida e viável para a descarbonização do planeta, em comparação com o uso de combustíveis alternativos ao diesel por exemplo.
“Os benefícios dos Eco-trucks são claros, com emissões significativamente mais baixas de CO², bem como maior eficiência e custos reduzidos. O próprio nome já diz: Os Eco-trucks são ecológicos e econômicos”, disse o secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto.
O cálculo total diz que o CO² deixado de ser emitido até 2050 chegaria à casa das 13,5 bilhões de toneladas. Por ano, a humanidade é responsável pelas emissões de 36 bilhões de toneladas de CO² na atmosfera.
Quando se fala em navios, aviões e trens, é cada vez mais comum o uso de opções com maiores capacidade de cargas. Por isso, o uso de caminhões maiores também seria crucial para aumentar a eficiência logística e também a sustentabilidade do setor de transportes como um todo.
O uso de bitrens e outras composições maiores já é comum em alguns países, como Brasil, Austrália, China, México, África do Sul e em alguns locais da Europa. Em todos os casos, houve ganhos significativos na eficiência geral do transporte rodoviário.
A IRU está fazendo uma convocação global para destacar aos formadores de políticas globais as vantagens do uso de bitrens e rodotrens, para permitir e promover seu uso em todo o planeta.
“Os governos estão perdendo uma oportunidade de acelerar a descarbonização e apoiar o crescimento econômico. A hora de agir é agora”, concluiu Umberto de Pretto.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, acesse nossa página de política de privacidade
Leia mais