Mercedes-Benz e empresas parcerias apresentam conjunto altamente aerodinâmico

por Blog do Caminhoneiro

“Evitar o vento” é uma das melhores formas de se reduzir o consumo de combustível em caminhões. O atrito com o ar nas rodovias, em velocidades acima dos 60 km/h é um dos fatores que mais influencia no consumo de diesel. Por isso, a empresa Vion, produtora de alimentos da Europa, procurou a Mercedes-Benz, a Schmitz Cargobull, que é uma fabricante de implementos e os especialistas em design aerodinâmico da Betterflow, para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes em até 8%.

De acordo com a Mercedes-Benz, o espaço entre o cavalo-mecânico e a carreta, os elementos no exterior do veículo e outros, criam tanta resistência e áreas de baixa pressão aerodinâmica, que, a cada 100 quilômetros que o caminhão roda, são necessários 13 litros de combustível apenas vencer essa resistência.

O caminhão escolhido para o projeto é o Mercedes-Benz Actros 1848 LS 4×2, equipado com o sistema MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores convencionais por câmeras. Somente por não ter retrovisores, o consumo de combustível chega a melhorar até 1,5%.

O caminhão também recebeu defletores de ar na lateral da cabine, e conta com o Predictive Powertrain Control, que trabalha com o controle de cruzeiro e mapas topográficos para sempre otimizar a aceleração e a troca de marchas para subidas e descidas, priorizando o consumo. Isso deixa o caminhão até 5% mais econômico.

A Schmitz Cargobull desenvolveu um implemento que fica mais próximo da cabine do caminhão, e que também recebeu defletores de ar, desenvolvidos pela start-up Betterflow.

A empresa instalou defletores em baixo, na dianteira e na traseira do implemento, que direcionam o ar de forma mais ordenada, reduzindo ainda mais o consumo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!