Em dez anos, Programa Estrada para a Saúde atendeu mais de 42 mil caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

A base fixa do Programa Estrada para a Saúde, instalada no km 57 da rodovia Castello Branco, em São Roque, pela CCR ViaOeste e Instituto CCR, já recebeu mais de 42 mil caminhoneiros desde março de 2011, quando o projeto foi iniciado. Anteriormente, o projeto era realizado de forma itinerante desde 2002 e realizou o atendimento de mais de 10 mil motoristas no Sistema Catello-Raposo.

O programa oferece exames de glicemia, colesterol e pressão arterial, teste de acuidade visual, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e consultas especializadas com enfermeiros para os caminhoneiros, por exemplo.

A base também é equipada com um um consultório totalmente equipado e com profissional especializado para tratamentos odontológicos preventivos aos caminhoneiros. Também estão à disposição cortes de cabelo e massagem bioenergética.

“Foram mais de 80 mil procedimentos realizados nestes 10 anos, proporcionando aos caminheiros a oportunidade de cuidar da saúde, bem como ter acesso a orientações para seu bem-estar, higiene e qualidade de vida”, destaca a coordenadora do Programa Estrada para a Saúde, Daniele Rolim.

Nesses dez anos, os exames realizados nos motoristas demonstram um quadro preocupante em relação à saúde desses profissionais. Os dados compilados em uma década mostram que 47% dos caminhoneiros apresentam alteração no IMC, foi constatado algum problema de acuidade visual em 31% dos atendidos e a pressão arterial estava alterada em 19% dos caminhoneiros. Foram constatados também níveis superiores ao normal no teste capilar de colesterol de 13% dos motoristas e 12% deles estavam com exames de glicemia alterado.

Para reduzir esses fatores de risco na saúde dos caminhoneiros, os profissionais do programa oferecem orientações adequadas, como dicas de alimentação saudável, incentivo à atividade física e postura correta, além de informações sobre várias doenças ligadas ao universo masculino, como os principais tipos de câncer e doenças cardiorrespiratórias.

Apoio durante a pandemia

O Programa Estrada para a Saúde também foi um grande aliado do caminhoneiro neste momento tão difícil da pandemia. Foram promovidas orientações sobre higiene e saúde, entregues máscaras de tecido aos motoristas, aplicadas mais de 800 vacinas contra gripe (H1N1) e também foi oferecida consulta médica gratuita por meio de telemedicina.

O local foi ponto de entrega de marmitas, kits de alimentação e higiene, além de cestas de alimentos. “Através desse apoio, tentamos minimizar os impactos da pandemia na vida destes profissionais, que têm papel fundamental para continuar com o abastecimento de alimentos, medicamentos e demais itens fundamentais para toda a sociedade”, destaca Daniele.

Vale destacar que os atendimentos são realizados individualmente, cumprindo todos os protocolos de higiene e distanciamento para evitar a propagação do Coronavírus.

Programa Estrada para a Saúde

  • Local: Km 57 da Rodovia Castello Branco (sentido Capital), em São Roque
  • Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
  • Serviços gratuitos

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!